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dc.contributor.advisorSierra, Jamil Cabral, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSouza, Daniela Silva dept_BR
dc.date.accessioned2025-07-04T18:37:21Z
dc.date.available2025-07-04T18:37:21Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97239
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierrapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho aborda a influência de gênero nos brinquedos e brincadeiras infantis, investigando como as práticas pedagógicas e sociais contribuem para a construção das identidades de gênero desde a infância. O objetivo principal é analisar como os brinquedos e as atividades de brincadeira podem reforçar estereótipos de gênero e limitar as possibilidades de expressão das crianças, refletindo na formação de suas identidades. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa e bibliográfica, com a análise de obras de autores que discutem gênero, infância e educação, visando identificar como essas construções sociais afetam as escolhas e comportamentos infantis. Os resultados indicam que, apesar dos avanços na Educação Infantil, os estereótipos de gênero ainda estão presentes, principalmente por meio da divisão de brinquedos e brincadeiras em categorias "masculinas" e "femininas". A pesquisa destaca a necessidade de uma postura crítica dos educadores para desconstruir essas limitações, oferecendo às crianças oportunidades de desenvolvimento sem imposições de gênero. Conclui-se que é essencial promover uma educação inclusiva e livre de estereótipos, para permitir que as crianças se expressem e se desenvolvam plenamente, sem as barreiras impostas pelas normas de gêneropt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study addresses the influence of gender on children's toys and play, investigating how pedagogical and social practices contribute to the construction of gender identities from childhood. The main objective is to analyze how toys and play activities can reinforce gender stereotypes and limit children's expression, impacting the formation of their identities. The research employs a qualitative and bibliographic methodology, analyzing works by authors who discuss gender, childhood, and education, aiming to identify how these social constructs affect children's choices and behaviors. The results indicate that, despite advances in early childhood education, gender stereotypes are still present, primarily through the division of toys and play into "masculine" and "feminine" categories. The research highlights the need for a critical stance from educators to deconstruct these limitations, offering children opportunities for development free from gender impositions. It concludes that promoting an inclusive and stereotype-free education is essential to allow children to express and develop fully, without the barriers imposed by gender norms.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBrincadeiras infantispt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGênero e diversidadept_BR
dc.titleGênero e sexualidade nas brincadeiras e nos brinquedos na educação infantil a partir de reportagens onlinept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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