dc.contributor.advisor | Finatti, Renata Riva, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Andronic, Bruna de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T21:18:00Z | |
dc.date.available | 2025-07-02T21:18:00Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97205 | |
dc.description | Orientador: Renata Riva Finatti | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo da presente pesquisa é mapear, através de uma revisão de literatura, como se apresenta, em nível nacional, a perspectiva da intencionalidade do cuidar e do educar como sendo indissociáveis na educação infantil. Para isso, a análise se ampara em documentos legais que envolvem a educação infantil no que diz respeito ao cuidar e educar como partes complementares entre si, e pressupostos teóricos de autores como Cerisara (1999), Campos (1994), Kuhlmann (2000), Maranhão (2000), Oliveira (2020), entre diversos outros pesquisadores que discutem sobre a temática. Para o desenvolvimento do assunto, foi escolhida a metodologia qualitativa e quantitativa, utilizando dados do Laboratório de Dados Educacionais para acrescentar dados relevantes sobre o panorama nacional sobre a formação atual dos docentes, bem como, apresentar sua importância para a realização do binômio cuidar e educar. Dessa maneira, a pesquisa aponta as diversas nuances entre essas intenções; a interferência da conjuntura histórica sobre sua manifestação atual; os preconceitos surgidos não somente sobre estas atitudes, mas em quem o pode realizá-lo; e a importância da formação pedagógica, apesar de ainda não ser totalmente atingida em todo território nacional | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Processo de cuidar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | A intencionalidade do cuidar e o educar como indissociável na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |