dc.contributor.advisor | Wosniak, Cristiane, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Lima, Mauricio Barbosa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T19:18:58Z | |
dc.date.available | 2025-07-02T19:18:58Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97195 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Cristiane do Rocio Wosniak | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A tese intitulada Empretecendo e desmunhecando a escola: corpos ubíquos de educadoras e educadores da rede municipal de João Pessoa–PB tem como temática a relação entre educação, corpo e ubiquidade com a finalidade de pensar sobre raça e gênero na escola pública. O mergulho que a pesquisa propõe se dará no mar-pergunta: o que podem os corpos de educadoras e educadores quando entrecruzam raça e gênero? A tese, de natureza qualitativa, encontra nas escrevivências uma escolha consciente que não pretende realizar um mero processamento de dados, buscando sínteses gerais, mas que pretende acompanhar processos singulares sem deixar que eles morram ao serem inseridos em uma classificação taxonômica. Embora as escrevivências tenham sido cunhadas por Conceição Evaristo para trazer à tona narrações de si e de mulheres negras, há, na atualidade, pesquisas que diversificam o uso desse/dessa conceito-experiência/proposta metodológica/aparato teórico. Os diferentes modos de usar as escrevivências, no âmbito desta tese, abrangem corpos de pretas, bichas, sapatões, travestis, entre outros, com algumas considerações presentes na obra Escritas de si, do filósofo francês Michel Foucault (1992). Tal espécie de mapeamento visa acompanhar as produções corporais a partir das poéticas das educadoras e dos educadores da rede municipal de ensino no município de João Pessoa, no estado da Paraíba, a partir do minicurso proposto/provocado pelo autor, fazendo uso de tecnologias ubíquas. Esse recorte local é estabelecido, pois o doutorando atua como educador de Arte desde 2015 na rede municipal citada. A tese está prenhe das práticas dançantes ubíquas e das educadoras e dos educadores, contribuindo para as pesquisas no campo da Educação que se dedicam a explorar a relação entre corpo, linguagem e estética. Dialoga-se, dessa forma, com as produções acadêmicas do GP Labelit - Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades, vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The thesis entitled Undermining and disempowering the school: ubiquitous bodies of educators from the municipal network of João Pessoa–PB, has as its theme the relationship between education, body and ubiquity with the purpose of thinking about race and gender in public schools. The problem-question that guides the research is the question: what can the bodies of educators do when they intersect race and gender? The research, of a qualitative nature, finds in the methodological approach of cartography/escrevivência, a conscious choice that does not intend to perform a mere data processing, seeking general syntheses, but to follow singular processes without letting them die when inserted into a taxonomic classification. Although the writings were coined by Conceição Evaristo to bring to light narratives of herself and of black women, there are currently studies that diversify the use of this concept-experience/methodological proposal/theoretical apparatus. The different ways of using writings, within the scope of this thesis, encompass the bodies of black women, queers, lesbians, transvestites, among others, with some considerations present in the work Writings of the Self, by the French philosopher Michel Foucault (1992). This type of mapping aims to follow the bodily productions based on the poetics of educators from the municipal education network in the city of João Pessoa, in the state of Paraíba, based on the mini-course proposed/provoked by the author, making use of ubiquitous technologies. This local focus is given because the doctoral student has been working as an Art educator in the aforementioned municipal network since 2015. This study on ubiquitous dance practices and educators proposes to contribute to research in the field of Education that is dedicated to exploring the relationship between body, language and aesthetics. It thus dialogues with the academic productions of GP do GP Labelit - Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades, linked to the Language, Body and Aesthetics in Education (LiCorEs) Research Line of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Paraná (UFPR) | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Raça humana - Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Genero - Educação | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na educação | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Empretecendo e desmunhecando a escola : corpos ubíquos de educadoras e educadores da Rede Municipal de João Pessoa – PB | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |