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dc.contributor.advisorOliveira, Valdomiro de, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorBerwanger, Fabíolapt_BR
dc.date.accessioned2025-07-02T16:13:23Z
dc.date.available2025-07-02T16:13:23Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97182
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A pandemia da Covid-19 trouxe impactos globais e ainda não completamente dimensionados sobre a sociedade. Diante de uma nova realidade instaurada, o Brasil teve que adotar medidas de isolamento social que afetaram consideravelmente os contextos escolares, promovendo uma rápida transição do ensino presencial para o ensino remoto. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de estudantes de 6º. ano de escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba durante o ensino remoto de Educação Física, integrando o modelo ‘Processo - Pessoa - Contexto - Tempo’ (PPCT) nas reflexões sobre Educação Física escolar. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório descritivo que utilizou a técnica de grupos focais para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com 51 estudantes, utilizando um roteiro pautado no modelo PPCT. Os dados foram discutidos utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin e os resultados mostram que muitos estudantes acessaram a Educação Física, principalmente na TV, mas um número significativo não teve contato com os conteúdos. Para os estudantes, prevaleceram momentos de tédio, solidão e desânimo, mas a Educação Física foi importante, porque contribuiu com a sua condição física; os aprendizados lúdicos se destacaram e os vínculos pessoais com os pares e com familiares ficaram comprometidos; a infraestrutura inadequada, mesmo provida de afetividade, comprometeu a realização das atividades. A interação docente revelou-se um fator imprescindível para o engajamento e a promoção do desenvolvimento. Ao contrastarem o remoto e o presencial verificou se que desponta preferência pelo ensino face a face e que os estudantes não reconhecem possibilidades de fruição da Educação Física fora dos muros da escola. Em suma, os estudantes perceberam seus modos de vida alterados (Tempo), sem apoio familiar, impedidos de frequentarem espaços escolares que poderiam potencializar o desenvolvimento (Contexto). Além disso a redução dos vínculos com pares e professores (Processo) contribuiu com o surgimento de disposições inibidoras (Pessoa). Assim, pressupõe-se a necessidade de colocar o estudante na centralidade de um processo que precisa incorporar a Educação Física aos contextos de vida dos escolares em desenvolvimento, envolvendo fatores que para eles são determinantespt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Covid-19 pandemic has had a global impact on society that has yet to be fully measured. Faced with a new reality, Brazil has had to adopt social isolation measures that have considerably affected school contexts, promoting a rapid transition from face-to-face teaching to remote teaching. The aim of this study was to analyze the perception of 6th grade students from schools in the Curitiba Municipal Education Network during remote Physical Education teaching, integrating the 'Process - Person - Context - Time' (PPCT) model into reflections on school Physical Education. Thus, through a descriptive exploratory qualitative research that used the focus group technique for data collection, interviews were conducted with 51 students, using a script based on the PPCT model. The data was discussed using Bardin's Content Analysis and the results show that many students accessed Physical Education mainly on TV but a significant number had no contact with the content. For the students, moments of boredom, loneliness and discouragement prevailed, but Physical Education was important because it contributed to physical fitness; playful learning stood out and personal bonds with peers and family were compromised; the infrastructure, even though it was provided with affection, compromised the realization of the activities. Teacher interaction proved to be an essential factor for engagement and promoting development. When contrasting remote and face-to-face teaching, it was found that there was a preference for face-to-face teaching and that the students did not recognize the possibilities of enjoying Physical Education outside the school walls. In short, the students perceived their lifestyles as altered (Time), without family support, prevented from attending school spaces that could enhance development (Context). In addition, the reduction in links with peers and teachers (Process) contributed to the emergence of inhibiting dispositions (Person). Thus, there is a need to place the student at the center of a process that needs to incorporate Physical Education into the life contexts of developing students, involving factors that are determining for thempt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação física escolar na pandemia de Covid-19 : percepções de estudantes do ensino fundamental sob a perspectiva do modelo bioecológicopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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