dc.contributor.advisor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Bidinotto, Tatiana S. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T16:10:43Z | |
dc.date.available | 2025-07-02T16:10:43Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97181 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Maurício César Vitória Fagundes | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios das coordenadoras pedagógicas na promoção de uma cultura de formação permanente no ambiente escolar. Foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, na qual participaram coordenadoras pedagógicas de uma rede de ensino da região metropolitana de Curitiba–PR. As participantes foram convidadas a contribuir com suas reflexões em círculos de diálogo. O principal aporte teórico utilizado foram as obras de Paulo Freire (1967, 1981, 1983, 1985, 1987, 1992, 1996, 1997a, 1997b, 2000). A metodologia participante oportunizou reflexões coletivas sobre as problemáticas cotidianas, assim como a descoberta de possíveis inéditos viáveis. A análise dialética revelou tensões e potencialidades das experiências das coordenadoras pedagógicas, reafirmando o diálogo crítico como ferramenta para a emancipação e a transformação da prática educativa. Como desdobramento, foram percebidos situações-limite relacionadas à formação inicial e continuada das professoras; os obstáculos enfrentados pelas coordenadoras pedagógicas ao implementar práticas formativas e suas percepções sobre sua atuação profissional em um contexto permeado por conflitos identitários. Além do diálogo, a escuta atenda demonstrou um papel central na busca coletiva por soluções. A pedagogia crítica emancipatória pretende a construção de uma escola na qual se valoriza a cultura das pessoas que ocupam aquele espaço singular. Essa proposta apresenta um caminho formativo que supera a lógica neoliberal que visa a homogeneização de práticas e tem como prioridade a formação continuada com foco no treinamento técnico. Enquanto a formação permanente tem como prioridade consolidar e valorizar os saberes das pessoas, partindo de situações reais e concretas que permeiam a escola. As quais consideram o intercruzamento das culturas daquele espaço. Como resultado da pesquisa foi possível perceber que as participantes passaram a compreender o seu papel como formadoras e responsáveis pela formação continuada de suas equipes de docentes, auxiliando na consolidação de reflexões críticas e provocadoras de diálogos que têm como foco a construção de uma sociedade mais justa | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research aims to analyze the challenges faced by pedagogical coordinators in promoting a culture of ongoing training in the school environment. It was carried out by means of qualitative participant research, in which pedagogical coordinators from a school network in the metropolitan region of Curitiba-PR took part. The participants were invited to contribute their reflections in dialog circles. The main theoretical framework used was the work of Paulo Freire (1967, 1981, 1983, 1985, 1987, 1992, 1996, 1997a, 1997b, 2000). The participant methodology enabled collective reflections on everyday problems, as well as the discovery of possible viable innovations. Dialectical analysis revealed the tensions and potential of the pedagogical coordinators' experiences, reaffirming critical dialog as a tool for emancipation and the transformation of educational practice. As a result, limit situations were perceived in relation to teachers' initial and continuing training; the obstacles faced by pedagogical coordinators when implementing training practices and their perceptions of their professional performance in a context permeated by identity conflicts. In addition to dialog, listening has been shown to play a central role in the collective search for solutions. Emancipatory critical pedagogy aims to build a school in which the culture of the people who occupy that unique space is valued. This proposal presents a training path that overcomes the neoliberal logic that aims to homogenize practices and prioritizes continuing education with a focus on technical training. Permanent training, on the other hand, has the priority of consolidating and valuing people's knowledge, based on real and concrete situations that permeate the school. These take into account the intersection of cultures in that space. As a result of the research, it was possible to see that the participants came to understand their role as trainers and those responsible for the ongoing training of their teaching teams, helping to consolidate critical reflections and provoking dialogues focused on building a fairer society | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Situações limites e inéditos viáveis na promoção de uma cultura de formação permanente no ambiente escolar : círculos de diálogos com coordenadoras pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |