• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Práticas pedagógicas e o currículo da EJA : desvelando o que é estabelecido e o que é vivido

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FLAVIA REGINA CORADACY.pdf (7.408Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Coradacy, Flavia Regina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo resultou de uma pesquisa qualitativa que se concentrou em analisar como se desdobram as práticas pedagógicas na EJA a partir da atualização das orientações curriculares na Rede Municipal de Curitiba, após a implementação da BNCC. O problema de pesquisa, buscou responder: como as práticas pedagógicas se desdobram na EJA a partir das atualizações curriculares no município de Curitiba? A modalidade de ensino denominada Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade dita como apropriada, a partir desse cenário é identificada a necessidade de documentos norteadores e propostas pedagógicas que abordem as características e particularidades que o público-alvo da EJA possui. Este estudo buscou analisar como está estruturado o novo currículo da EJA no município de Curitiba, identificar as práticas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas e verificar se elas trazem possibilidades de valorização das práticas sociais, históricas e culturais dos educandos, somadas ao conhecimento científico escolar, visando oferecer-lhes uma educação que priorize a humanização e autonomia. As práticas pedagógicas foram identificadas através dos relatos dos professores expressos em cartas pedagógicas que serviram como ferramentas de pesquisa, os professores regentes que trabalham com as turmas de EJA 1.º Segmento-Multi etapas no município de Curitiba, foram os participantes dessa pesquisa em questão. No total, sete escolas que ofertam a EJA, localizadas na regional do Boa Vista, na região Norte da cidade, fizeram parte do lócus da pesquisa. Para a fundamentação teórica foram utilizados autores como Arroyo (2005; 2006), Freire (1991; 1997; 2001), Ens (1981); Haddad e Di Pierro (2000); Haracemiv (2008) e Sacristán (2000). Foi utilizado também como procedimento de análise de dados, a análise de conteúdo de Bardin (1977). A partir da finalização dessa pesquisa foi possível constatar as práticas pedagógicas desenvolvidas atualmente nas turmas de EJA e analisar a atual Diretriz prescrita pelo município de Curitiba para essa modalidade de ensino
     
    Abstract: This study is the result of qualitative research that focused on analyzing how pedagogical practices unfold in the YAE following the updating of curricular guidelines in the Curitiba Municipal Network, after the implementation of the BNCC. The research problem sought to be answered was: how do pedagogical practices unfold in the EJA as a result of curriculum updates in the municipality of Curitiba? The teaching modality known as Youth and Adult Education is aimed at people who have not had the opportunity to complete their studies at the appropriate age. This scenario identifies the need for guiding documents and pedagogical proposals that address the characteristics and particularities of the EJA target audience. This study sought to analyze how the new EJA curriculum is structured in the municipality of Curitiba, to identify the pedagogical practices that are being developed and to see if they bring possibilities for valuing the social, historical and cultural practices of the students, added to scientific school knowledge, with the aim of offering them an education that prioritizes humanization and autonomy. The pedagogical practices were identified through the teachers' reports expressed in pedagogical letters that served as research tools. The teachers who work with the EJA 1st Segment-Multietapas classes in the municipality of Curitiba were the participants in this research. In total, seven schools that offer EJA, located in the Boa Vista region, in the north of the city, were part of the research locus. The theoretical basis used authors such as Arroyo (2005; 2006), Freire (1991; 1997; 2001), Ens (1981); Haddad and Di Pierro (2000); Haracemiv (2008) and Sacristán (2000). Bardin's (1977) content analysis was also used as a data analysis procedure. At the end of this research, it was possible to verify the pedagogical practices currently developed in EJA classes and to analyze the current Guidelines prescribed by the municipality of Curitiba for this type of education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97179
    Collections
    • Dissertações [206]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV