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dc.contributor.advisorBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorOliveira, Leisa Aparecida Gviasdecki dept_BR
dc.date.accessioned2025-07-02T13:45:00Z
dc.date.available2025-07-02T13:45:00Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97154
dc.descriptionOrientadora: Drª. Veronica Brancopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese, vinculada à linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, aborda uma lacuna na relação entre as estratégias de interação verbal adotadas por professoras do maternal I e II, suas compreensões sobre a linguagem oral e a intencionalidade pedagógica que orienta essas práticas. A relevância do estudo está em compreender como essas interações verbais contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral, especialmente no contexto da Educação Infantil, que demanda mediações intencionais. O objetivo principal foi compreender se e como as estratégias de interação verbal adotadas pelas professoras do maternal I e II são orientadas por suas compreensões sobre a oralidade infantil e afetadas pelas situações em que essas interações ocorrem nos diferentes tempos e espaços do cotidiano da Educação Infantil. Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar as compreensões das professoras sobre a linguagem oral; analisar como essas compreensões orientam a intencionalidade pedagógica; e caracterizar as estratégias de interação verbal nos diversos momentos observados. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva Histórico-Cultural, embasando-se nos princípios teóricos de Vygotsky, com destaque para os conceitos de interação verbal, zona de desenvolvimento proximal e mediação, e de Bruner, com ênfase no conceito de Andaimes (Scaffolding), que orientam a análise das estratégias de interação verbal e as compreensões sobre o desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em quatro instituições de Educação Infantil da rede municipal de ensino de uma cidade do oeste potiguar, no Rio Grande do Norte. Participaram treze professoras (seis do maternal I e sete do maternal II). Os dados empíricos foram construídos por meio de protocolos de observação, entrevistas, questionários e registros em diários, durante inserções realizadas entre agosto e setembro de 2023, abrangendo momentos direcionados pelas professoras e mais livres (acolhida, despedida, cuidados básicos e alimentação). A análise dos dados foi realizada com base na técnica de Análise de Conteúdo, que possibilitou a categorização dos dados e a identificação de cinco compreensões principais que sustentam as práticas das professoras: (1) a linguagem oral como indicador de desenvolvimento intelectual; (2) a influência sociocultural no desenvolvimento da linguagem; (3) o papel mediador das professoras; (4) a afetividade como facilitadora das interações; e (5) a importância das interações pré-verbais. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas refletem, em parte, as compreensões das professoras. Contudo, também revelam limitações na intencionalidade pedagógica, especialmente em momentos mais livres. As práticas são influenciadas pelas situações em que as interações ocorrem. As estratégias como modelagem de linguagem e promoção da interação mostraram-se relevantes, porém predominantemente utilizadas em atividades direcionadas. Por outro lado, momentos livres, como acolhida e despedida, apresentaram menor exploração intencional, apesar de seu reconhecido potencial pedagógico para o desenvolvimento da linguagem oral, assim como os momentos de cuidados básicos e alimentação. Os resultados sugerem a necessidade de equilíbrio entre práticas direcionadas e livres, além de maior valorização das iniciativas das crianças. Teoricamente, reafirmam a relevância da perspectiva Histórico-Cultural ao evidenciar a linguagem como mediadora do desenvolvimento infantil e as interações verbais e sociais como fundamentais para o aprendizado. Os achados reforçam a necessidade de investimento em formação continuada e práticas pedagógicas capazes de integrar aspectos cognitivos, afetivos e culturais no desenvolvimento da linguagem oral. Diante disso, a expectativa desta tese é contribuir para o conhecimento científico e pedagógico das professoras, que terão a possibilidade de tomar consciência de seus próprios conhecimentos a respeito do tema pesquisado e de organizá-los, tornando explícitas as relações que estabelecem, muitas vezes inconscientemente, entre os conhecimentos teóricos e a prática pedagógicapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis, linked to the research line Psychological Processes in Educational Contexts of the Graduate Program in Education at UFPR, addresses a gap in the relationship between the verbal interaction strategies adopted by teachers of Maternal I and II, their understandings of oral language, and the pedagogical intentionality that guides these practices. The relevance of the study lies in understanding how these verbal interactions contribute to the development of oral language, particularly in the context of Early Childhood Education, which requires intentional mediations. The main objective was to investigate whether and how the verbal interaction strategies adopted by Maternal I and II teachers are guided by their understandings of children’s orality and affected by the situations in which these interactions occur across different times and spaces of daily life in Early Childhood Education. Among the specific objectives, the study aimed to: identify teachers’ understandings of oral language; analyze how these understandings guide pedagogical intentionality; and characterize verbal interaction strategies across the various observed moments. The research is grounded in the Historical-Cultural perspective, based on the theoretical principles of Vygotsky, with emphasis on the concepts of verbal interaction, the zone of proximal development, and mediation, as well as Bruner, highlighting the concept of Scaffolding, which guides the analysis of verbal interaction strategies and teachers’ understandings of children’s oral language development. Methodologically, this is a qualitative study conducted in four Early Childhood Education institutions within the municipal education network of a city in western Potiguar, Rio Grande do Norte, Brazil. A total of thirteen teachers participated (six from Maternal I and seven from Maternal II). The empirical data were collected through observation protocols, interviews, questionnaires, and diary records, during research insertions carried out between August and September 2023, covering both teacher-directed moments and free moments (such as arrival, departure, basic care, and mealtimes). The data analysis was based on Content Analysis, which enabled the categorization of data and the identification of five key understandings that underpin teachers’ practices: 1. Oral language as an indicator of intellectual development; 2. The sociocultural influence on language development; 3.The mediating role of teachers; 4.Affectivity as a facilitator of interactions; 5. The importance of pre-verbal interactions. The results indicate that pedagogical practices partially reflect teachers’ understandings. However, they also reveal limitations in pedagogical intentionality, particularly in free moments. The practices are influenced by the contexts in which interactions take place. Strategies such as language modeling and promotion of interaction proved effective but were predominantly used in structured activities. In contrast, free moments, such as arrival and departure, showed less intentional exploration, despite their recognized pedagogical potential for oral language development, as did basic care and mealtime interactions. The findings suggest the need for a balance between structured and free practices, as well as a greater appreciation of children’s initiatives. Theoretically, the study reaffirms the relevance of the Historical-Cultural perspective by highlighting language as a mediator of child development and verbal and social interactions as fundamental to learning. The findings reinforce the importance of investment in continuing education and in pedagogical practices capable of integrating cognitive, affective, and cultural aspects in oral language development. Thus, this thesis aims to contribute to teachers’ pedagogical and scientific knowledge, enabling them to become aware of their own understandings of the researched topic, to organize them, and to explicitly establish the often unconscious relationships between theoretical knowledge and pedagogical practicept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectProfessores de educação infantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstratégias de interação verbal entre professoras e crianças : relações com compreensões e intencionalidade pedagógica no cotidiano da educação infantilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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