dc.contributor.advisor | Pereira, Roberto, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.creator | Bathke, Júlia dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T18:32:00Z | |
dc.date.available | 2025-06-30T18:32:00Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97133 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Roberto Pereira | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 19/12/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Ciência da Computação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrentaram diversas barreiras ao longo de suas vidas e muitas vezes carecem de experiências digitais e necessitam de ajuda para adotar a tecnologia. Na sociedade mediada pela tecnologia em que vivemos hoje, o pensamento computacional(PC)temsidoconsideradoessencial, easpesquisassobreoensinodessahabilidade têm se concentrado principalmente em alunos do ensino fundamental ao médio. Embora o PC possa ser útil para os alunos da EJA, eles têm recebido menos atenção. Acreditamos que, por meio de atividades que promovam a interação com dispositivos tecnológicos, a prática de habilidades como abstração e algoritmos fomenta a familiarização e o aprendizado sobre tecnologia. Sendo assim, esta pesquisa de doutorado teve como objetivo responder a questão de pesquisa: Como devemos compreender e abordar o público da EJA para oferecer experiências que promovam/favoreçam a familiaridade com a tecnologia? Este doutorado é o encerramento de 10 anos de pesquisa no âmbito da EJA e tem como objetivo principal fornecer conhecimento prático e teórico para a concepção de iniciativas na EJA que visem promover a familiaridade com a tecnologia por meio da interação com dispositivos tecnológicos e da prática de habilidades do pensamento computacional. Esta pesquisa iniciou-se pela consolidação do referencial teórico sobre a EJA, a perspectiva socialmente consciente, o PC e a cultura digital. Em seguida, foram realizadas duas iniciativas práticas com os alunos da EJA, as quais foram informadas pelo referencial teórico previamente articulado. Cada iniciativa teve objetivos específicos, e os dados sobre os resultados dos alunos foram coletados e discutidos. Os resultados e achados durante as iniciativas práticas e o referencial teórico foram sintetizados para responder à questão de pesquisa e para elaborar diretrizes práticas para a concepção de iniciativas na EJA para promover a familiarização com a tecnologia. A tese que esta pesquisa defende é que, ao visar favorecer o aprendizado de tecnologia com os alunos da EJA, existem barreiras multifacetadas a serem enfrentadas antes de focar no aprendizado da tecnologia, como a concepção equivocada de que "tecnologia não é para mim". Portanto, as iniciativas com o público da EJA devem, antes de tudo, ter uma perspectiva socialmente consciente para serem capazes de identificar e abordar essas questões com respeito e, então, propor atividades que envolvam conhecimentos e tecnologias que façam sentido no contexto dos alunos. Em seguida, as iniciativas devem ser autorreguladas, nas quais os resultados de uma oficina informam a concepção das seguintes, e a autonomia e a participação devem ser incentivadas em todos os momentos. Como principais contribuições originais, esta pesquisa propôs: abordar o PC como uma ferramenta para organizar a progressão das atividades, o referencial teórico consolidado sobre os principais conceitos-chave envolvidos nesta pesquisa, o modelo da perspectiva socialmente consciente para abordar o público da EJA, que possui princípios para informar a iniciativa, etapas para criar as oficinas, propósitos para informar a progressão da iniciativa e como praticar as habilidades de PC para promover a familiaridade com a tecnologia de acordo com cada propósito. Além disso, esta pesquisa apresenta a descrição de 10 anos de iniciativas práticas com o público da EJA, com materiais e resultados para inspirar e informar outras pesquisas. Assim, a pesquisa apoia a concepção de mais iniciativas que visem abordar a familiaridade dos alunos da EJA com a tecnologia | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Youth and Adult Education students have faced several barriers throughout their lives, and often lack digital experiences and need help adopting technology. In the technology-mediated society we live in today, computational thinking (CT) has been considered essential, and research on teaching this ability has mostly focused on elementary to high school students. Even though CTcan be helpful to YAE students, they have received less attention. We believe that through activities to promote interaction with technology devices, the practice of abilities such as abstraction and algorithms fosters familiarization and learning about technology. Hence, this doctorate research aimed to answer the research question: How should we understand and approach the YAE audience to offer experiences that promote/favor technology familiarity? This doctorate is the closure of 10 years of research within the YAE and has the main goal of providing practical and theoretical knowledge to design YAE initiatives aiming at promoting technology familiarity through interaction with technological devices and the practice of computational thinking abilities. This research began by consolidating the theoretical background on YAE, the socially aware perspective, CT, and digital culture. Following this, two practical initiatives with the YAEstudents were conducted, which were informed by the theoretical background previously articulated. Each initiative had specific goals, and data on students’ outcomes were collected and discussed. The outcomes and findings during the practical initiatives and the theoretical background were synthesized to answer the research question and to elaborate practical guidelines for designing YAE initiatives to promote technology familiarization. The thesis this research defends is that when aiming to favor technology learning with the YAE students, there are multifaceted barriers to deal with before focusing on technology learning, as the misconception of "technology is not for me". Hence, initiatives with the YAE audience must, before anything else, be of a socially aware perspective to be able to identify and address these issues with respect and then propose activities involving knowledge and technologies that make sense within the students’ context. Then, initiatives must be self-regulated, in which the outcomes of a workshop inform the design of the following ones, and autonomy and participation must be encouraged at all times. As key original contribution this research proposed: the approaching CT as a tool to organize the progression of the activities, the theoretical consolidated background regarding the main key concepts involved in this research, the socially aware perspective model to address the YAE audience, which has principles to inform the initiative, steps to create the workshops, purposes to inform the initiative’s progression and how to practice CT abilities to promote technology familiarity according to each purpose. In addition, this research presents the description of 10 years of practical initiatives with the YAE audience, with materials and outcomes to inspire and inform other research. Thus, the research supports the design of more initiatives aiming to address YAE students’ familiarity with technology | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Inglês | pt_BR |
dc.subject | Informática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Digital culture and computational thinking : reflecting on 10 years of research in a socially aware perspective with the YAE audience | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |