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dc.contributor.advisorPrado, Gheysa Caroline, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorRonsoni, Vinicius da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T17:04:29Z
dc.date.available2025-06-17T17:04:29Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96955
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gheysa Caroline Pradopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 20/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As Eleições de 2022 no Brasil foram marcadas por uma ampla discussão sobre a erosão da estrutura democrática e a intensa polarização política no país. No contexto das eleições presidenciais, o cenário era de acirramento, com uma disputa central entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL). Nesse contexto, o coletivo Design Ativista promoveu a campanha "Circuito Eleições 2022", com o objetivo de derrotar Bolsonaro nas urnas, dar visibilidade a pautas do ativismo brasileiro e incentivar a eleição de representantes comprometidos com a democracia representativa. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo explorar os modos de constituição e identificar os regimes de visibilidade formados pelas séries de imagens produzidas e veiculadas na campanha "Circuito Eleições 2022", proposta pelo coletivo Design Ativista no Instagram durante as eleições presidenciais brasileiras de 2022. Para atingir esse objetivo, estabeleço um recorte temático centrado nas eleições presidenciais, com foco em Lula e Bolsonaro, analisando três séries de imagens que abrangem o primeiro e o segundo turno, bem como os desdobramentos após a divulgação do resultado eleitoral: "Contagem Regressiva", "Design Contra Bolsonaro" e "Seu Slogan do Governo Lula". Metodologicamente, recorro à pesquisa documental, mobilizando documentos imagéticos e textuais extraídos dos arquivos online do coletivo, a fim de analisar narrativas, temporalidades e visualidades presentes nesses documentos e discutir como e quais regimes foram constituídos naquele contexto. Para tanto, afilio-me às discussões da disciplina do Design sobre design ativismo, aproximando-me também de perspectivas sobre política e imagem oriundas da Filosofia e da História da Arte, bem como de debates da Comunicação e da Ciência Política sobre as Eleições de 2022, o Lulismo e o Bolsonarismo. Como resultado, caracterizo os modos de constituição e identifico quatro regimes de visibilidade: (i) a polarização das Eleições de 2022; (ii) a reificação de Lula como herói nacional; (iii) a representação de Bolsonaro como uma ameaça fascista à democracia brasileira; e (iv) a complexidade e heterogeneidade do Design. Ao final, discuto como a formação desses regimes está atravessada pela instauração de uma dicotomia entre os dois candidatos, mobilizando temporalidades e visualidades que extrapolam o contexto das Eleições de 2022. Argumento que tais regimes operam a partir de memórias e narrativas pautadas pelo lulismo e pelo bolsonarismo, evidenciando a polarização e as disputas políticas que marcaram o cenário eleitoralpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The 2022 Brazilian elections were marked by widespread discussions on the erosion of democratic structures and the intense political polarization in the country. In the context of the presidential elections, the scenario was highly contested, with a central dispute between Luiz Inácio Lula da Silva (PT) and Jair Messias Bolsonaro (PL). Within this framework, the collective Design Ativista launched the campaign Circuito Eleições 2022, aiming to defeat Bolsonaro at the polls, bring visibility to Brazilian activist agendas, and encourage the election of representatives committed to representative democracy. Accordingly, this research seeks to explore the modes of constitution and identify the visibility regimes shaped by the series of images produced and disseminated in the Circuito Eleições 2022 campaign, promoted by the Design Ativista collective on Instagram during the 2022 Brazilian presidential elections. To achieve this objective, I establish a thematic scope focused on the presidential elections, with an emphasis on Lula and Bolsonaro, analysing three series of images spanning the first and second rounds, as well as the aftermath of the election results: Contagem Regressiva (Countdown), Design Contra Bolsonaro (Design Against Bolsonaro), and Seu Slogan do Governo Lula (Your Slogan for Lula’s Government). Methodologically, this study relies on documentary research, examining visual and textual documents extracted from the collective’s online archives to analyse the narratives, temporalities, and visualities present in these materials and to discuss how and which regimes of visibility were constituted in that context. To this end, I engage with design scholarship on design activism, while also drawing from perspectives on politics and imagery from Philosophy and Art History, as well as debates in Communication and Political Science regarding the 2022 Elections, lulismo, and bolsonarismo. As a result, I characterize the modes of constitution and identify four visibility regimes: (i) the polarization of the 2022 Elections; (ii) the reification of Lula as a national hero; (iii) the representation of Bolsonaro as a fascist threat to Brazilian democracy; and (iv) the complexity and heterogeneity of Design. Finally, I discuss how the formation of these regimes is shaped by the establishment of a dichotomy between the two candidates, mobilizing temporalities and visualities that extend beyond the 2022 Elections. I argue that these regimes operate through memories and narratives informed by lulismo and bolsonarismo, highlighting the polarization and the political disputes that defined the electoral landscapept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectAtivismopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectEleições - Brasilpt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleEntre imagens, design e ativismo : regimes de visibilidade nas imagens do Coletivo Design Ativista durante as eleições presidenciais brasileiras de 2022pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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