dc.contributor.advisor | Mengarelli, Rodrigo Rosi, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Santos, Lauri Eduardo dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T11:28:26Z | |
dc.date.available | 2025-06-17T11:28:26Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96947 | |
dc.description | Orientador: Rodrigo Mengarelli | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litora, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste texto apresento algumas reflexões a respeito dos experimentos que fiz utilizando a viola caipira e o repertório tradicional de viola caipira, como uma forma de proporcionar reflexões sobre processos de formação do povo brasileiro e seu território, em espetáculos musicais apresentados a públicos diversos em alguns espaços públicos da cidade de Matinhos no ano de 2024. O espetáculo intitulado "Lauri Larai e a Violinha Cantadeira: Cantando e Contando a História do Brasil" foi apresentado pela primeira vez na Virada Cultural de Matinhos, ação organizada pela Casa da Cultura Matinhos e financiada pela lei Paulo Gustavo e, posteriormente no evento Arraiá Cultural, organizado no Espaço Caixa Preta e promovido pelo grupo de teatro "Palavra e Ação". Ao longo deste trabalho eu apresento um relato sobre o processo de produção do show, a escolha do repertório e as articulações entre os temas que se buscava apresentar em cada bloco. A partir disso trago algumas reflexões sobre como considero que o repertório tradicional de viola permite o acesso ao que Paulo Freire chamou de "percebido-destacado", marcando um articulador possível do diálogo de saberes entre os saberes populares e acadêmicos. Dessa forma, deixo uma contribuição, a partir do meu lugar de violeiro e educador, para o que considero fundamental enquanto alternativa educacional: a busca por se expandir os lugares e as oportunidades de produção de conhecimento com qualidade e, a necessidade de se valorizar os saberes populares nesse processo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Viola caipira | pt_BR |
dc.subject | Eventos culturais | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular - Paraná | pt_BR |
dc.title | Lauri Larai e a violinha cantadeira : um experimento de educação alternativa com base na música tradicional brasileira de viola caipira | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |