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dc.contributor.advisorDias, Barbara Galleli, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorPinto, Édipo Vinícius Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-16T20:57:42Z
dc.date.available2025-06-16T20:57:42Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96932
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Bárbara Galleli Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 28/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo analisar as competências para a sustentabilidade em profissionais que atuam no Brasil. Neste contexto, o framework de Wiek et al. (2016) evidencia um conjunto de competências fundamentais que os profissionais de sustentabilidade devem desenvolver para promover mudanças significativas em suas práticas, destacando a capacidade de lidar com complexidade e de promover ações colaborativas. Ele orienta a análise das competências emergentes e suas interconexões, permitindo uma compreensão mais profunda das dinâmicas de aprendizagem e dos desafios que os profissionais enfrentam. Adotou-se uma metodologia qualitativa de caráter exploratório-descritivo, com a participação de profissionais de sustentabilidade associados à ABRAPS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados foi conduzida utilizando a técnica de análise temática com o apoio do software ATLAS.ti. Os resultados evidenciaram um conjunto de competências emergentes demandadas para complementar o framework de Wiek et al. (2016) como competência de gestão da aprendizagem e do conhecimento, competência de persuasão ética, competência de inovação, competência de tecnologia digital e competência de liderança social ambidestra. As motivações para o desenvolvimento dessas competências incluem a necessidade de alinhamento às demandas do mercado, e a busca por impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Além disso, os profissionais destacaram a importância de capacitação contínua, educação formal e experiências práticas para o desenvolvimento dessas competências. Entre os desafios futuros, foram apontados a integração de competências técnicas. Este estudo contribui para a literatura ao destacar as competências fundamentais para a sustentabilidade no contexto brasileiro e oferece contribuições para práticas em educação para o desenvolvimento sustentável, no âmbito das instituições de ensino superior e ambiente corporativopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to analyze the competencies for sustainability in professionals working in Brazil. In this context, Wiek's (2016) framework highlights a set of fundamental competencies that sustainability professionals must develop in order to promote significant changes in their practices, highlighting the ability to deal with complexity and promote collaborative actions. It guides the analysis of emerging competencies and their interconnections, allowing for a deeper understanding of the learning dynamics and challenges faced by professionals. A qualitative exploratory descriptive methodology was adopted, with the participation of sustainability professionals associated with ABRAPS. Data was collected through semi-structured interviews and data analysis was conducted using the thematic analysis technique with the support of ATLAS.ti software. The results showed a set of emerging competencies required to complement the Wiek et al. framework (2016), such as learning and knowledge management, ethical persuasion, innovation, digital technology and ambidextrous social leadership. The motivations for developing these skills include the need to align with market demands and the search for a positive impact on the environment and society. In addition, the professionals highlighted the importance of continuous training, formal education and practical experiences for the development of these competencies. Among the challenges for the future were the integration of technical skills. This study contributes to the literature by highlighting the fundamental competencies for sustainability in the Brazilian context and offers contributions to practices in education for sustainable development within higher education institutions and the corporate environmentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectProfissões - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleCompetências para a sustentabilidade : um estudo com profissionais no Brasilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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