Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorBraz, Elaine Doroteia Hellwigpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-04T13:40:29Z
dc.date.available2025-06-04T13:40:29Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96756
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Sandra Regina Kirchner Guimarãespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo, investigou-se os impactos de um programa de ensino explícito de compreensão leitora no desempenho dos estudantes em compreensão da leitura e sua relação com a fluência. Para isso, foi realizada uma intervenção pedagógica contendo dois blocos de ensino (11 sessões cada) com vistas a ensinar diversas estratégias de compreensão da leitura como: o ensino de habilidades metatextuais que se referem aos conhecimentos sobre a estrutura textual em diferentes tipos de texto; a ampliação do vocabulário; o ensino de diferentes formas de compreender o que está implícito nos textos, por meio de inferências e o ensino de estratégias de monitoramento da compreensão (metacompreensão). A pesquisa foi realizada com quatro turmas intactas (quase experimento), de 5.º ano do ensino fundamental, sendo distribuídas em dois grupos: experimental (GE) e controle (GC) ambos com 54 estudantes. Para as 22 sessões de ensino explícito da compreensão da leitura utilizou-se textos narrativos, expositivos informativos e argumentativos. Foram realizadas avaliações antes, durante e após a intervenção, em compreensão da leitura (abordando a compreensão literal, a inferencial, a reorganização e a compreensão crítica) e avaliações antes e após a intervenção em fluência. As análises estatísticas realizadas indicaram que no pré-teste, antes da intervenção, o desempenho dos estudantes em compreensão da leitura não apresentava diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, mas ao final da intervenção, o pós-teste indicou que os participantes da intervenção (GE) apresentaram um desempenho significativamente maior em compreensão da leitura, em todos os seus componentes (compreensão literal, compreensão inferencial, compreensão crítica e reorganização) quando comparado ao desempenho dos participantes do grupo controle (GC). No que diz respeito à fluência (precisão, velocidade e prosódia), foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos no pré-teste e no pós-teste em precisão (percentual de acertos entre palavras lidas por minuto (PPM) e palavras lidas corretamente por minuto (PCPM). Contudo, ao comparar o percentual de acertos em fluência do grupo GE com o do GC no Pós-Teste, verifica-se que o GE apresentou desempenho maior em todos os componentes. Os resultados encontrados sugerem que o aumento da compreensão leitora propicia também um aumento na fluência de leitura, em todos os seus componentes (precisão, velocidade e prosódia). Neste sentido, foi verificada uma correlação moderadamente forte entre a compreensão da leitura e os componentes da fluência, sendo a correlação entre a compreensão e a precisão a mais expressiva, seguida da velocidade e da prosódia. Na análise de regressão foi possível verificar na relação bilateral entre a compreensão da leitura e a fluência, ambas - explicando e sendo explicada - em 42,1%. A partir dos resultados conclui-se que um programa voltado para o ensino explícito em compreensão da leitura, incluindo atividades de metacompreensão, promove um aumento expressivo no desempenho dos participantes e, paralelamente, propicia um aumento na fluência da leitura. A partir dos resultados sugere-se que os programas de ensino da compreensão da leitura incluam atividades de metacompreensão, pois os resultados indicaram um avanço significativo no GE após a inclusão dessas atividadespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigated the Impacts of an Explicit Reading Comprehension Instruction Program performance in reading comprehension, and its correlation with fluency. To do so, a pedagogical intervention was conducted containing two teaching blocks (11 sessions each) designed to teach various reading comprehension strategies such as: teaching of metatextual skills, which refer to knowledge about text structure in different types of text; increasing vocabulary; teaching different approaches to understanding what is implicit in texts by making inferences, and teaching strategies for monitoring comprehension (metacomprehension). The research was conducted with four intact (quasi-experimental) 5th grade elementary school classes, divided into two groups: experimental group (EG) and control group (CG), both with 54 students. The study used narrative, informative expository and argumentative texts for the 22 sessions of explicit reading comprehension teaching. Assessments were performed before, during and after the intervention in reading comprehension (covering reorganization, literal, inferential and critical comprehension) and tests before and after the intervention in fluency. The statistical analyses showed that in the pre-test, prior to the intervention, the students' performance in reading comprehension did not show statistically significant differences between the groups, although at the end of the intervention, the post-test indicated that the participants in the pedagogical intervention (experimental group - EG) showed a significantly higher performance in all reading comprehension components (reorganization, literal, inferential and critical comprehension) when compared to the performance of the participants in the control group (CG). Regarding fluency (accuracy, speed, and prosody), statistically significant differences were found between the groups in the pre-test and post-test in accuracy (percentage of correct answers between words per minute (WPM) and words read correctly per minute (WCPM), in which the EG performed significantly better than in the CG. However, no such differences were found in the components speed and prosody. Nonetheless, a comparison of the percentage of correct answers in fluency between the EG and the CG, in the Post-Test, shows that the EG performed better in all the components (accuracy, speed and prosody). The results suggest that an increase in reading comprehension also leads to an increase in reading fluency in all its components. In this respect, a moderately strong correlation was observed between reading comprehension and the components of fluency, with the correlation between comprehension and accuracy being the most significant, followed by speed and prosody. The regression analysis showed a two-way relationship between reading comprehension and fluency, with both explaining and being explained by 42.1%. Based on the results, it can be concluded that a program designed to explicitly teach reading comprehension, which includes metacomprehension activities, promotes a significant improvement in the participants' performance and, simultaneously, an enhancement in reading fluency. From the results, it is recommended that reading comprehension teaching programs do include metacomprehension activities, since the results revealed a significant improvement in the EG after the incorporation of these activitiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTextos - Leiturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleComo ensinar a compreender textos? : impactos de um programa de ensino explícito de compreensão leitorapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples