dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Luiz Morais da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.creator | Zanotto, Kamila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-04T13:26:22Z | |
dc.date.available | 2025-06-04T13:26:22Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96749 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Morais da Silva | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 10/03/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo explora o papel das universidades nas transições sociotécnicas para a sustentabilidade, utilizando como objeto de pesquisa os sistemas alternativos de produção de alimentos baseados no cultivo celular. Há uma lacuna na literatura sobre como essas instituições podem apoiar a transição sociotécnica para a sustentabilidade, especialmente em países em desenvolvimento, como no caso da carne cultivada. As transições sociotécnicas representam processos de transformação profundos e não lineares nos sistemas de produção e consumo, envolvendo mudanças interdependentes nas esferas tecnológica, institucional, econômica e sociocultural. Essas transições ocorrem ao longo do tempo e resultam de pressões sobre regimes estabelecidos, abrindo espaço para inovações em nichos como o cultivo celular. Nesse cenário, compreender os fatores que impulsionam ou dificultam tais transformações torna-se importante para promover sistemas alimentares mais sustentáveis. Estudos já indicam que, diante dos desafios inéditos relacionados à sustentabilidade ambiental, econômica e social, torna-se essencial inovar e reestruturar os sistemas de produção de alimentos. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ressalta a importância de transformar os modelos de produção de alimentos para minimizar os impactos climáticos e aprimorar a sustentabilidade em nível global. Neste contexto, a carne cultivada vem atraindo crescente interesse por seu potencial de gerar benefícios ambientais. Ademais, a literatura mostra que as universidades se destacam não só como centros de produção de conhecimento, mas também como um dos protagonistas na promoção de mudanças e inovação. Diante deste cenário, este estudo objetiva analisar como universidades brasileiras contribuem para a transição sociotécnica em sistemas alternativos de produção de alimentos baseados no cultivo celular. Para atingir este objetivo, a pesquisa buscou identificar como as universidades mobilizam e empregam recursos, quais ações adotam, e os principais desafios e barreiras enfrentados. Além disso, investigou-se a percepção dos agentes do ecossistema sobre a contribuição das universidades. Para tanto, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com representantes de universidades e agentes do ecossistema. A pesquisa, de abordagem qualitativa e baseada em estudo de casos múltiplos, abrangeu 03 universidades e um total de 20 entrevistas. Os achados revelam que as universidades têm potencial para impulsionar essa transição, oferecendo infraestrutura laboratorial, conhecimento especializado e parcerias estratégicas. Ainda, indicam que as universidades, em países em desenvolvimento, onde o sistema institucional e as cadeias produtivas do setor ainda não estão completamente desenvolvidas, acabam assumindo funções estratégicas para compensar essas lacunas, mesmo diante de restrições de recursos e obstáculos burocráticos. As contribuições teóricas incluem a compreensão das funções das instituições acadêmicas na promoção de inovações sustentáveis, aprofundando o debate sobre essa relação, enquanto as contribuições práticas destacam a importância de estratégias integradas para superar barreiras e fortalecer a transição para sistemas alimentares sustentáveis. Como contribuição social, o estudo pode estimular parcerias entre universidades e formuladores de políticas para integrar sistemas alimentares sustentáveis nos currículos e nas políticas educacionais | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study explores the role of universities in sociotechnical transitions towards sustainability, using alternative food production systems based on cellular agriculture as the research focus. There is a gap in the literature regarding how these institutions can support sociotechnical transitions to sustainability, particularly in developing countries, as is the case with cultivated meat. Sociotechnical transitions represent deep and nonlinear transformation processes in production and consumption systems, involving interdependent changes across technological, institutional, economic, and sociocultural domains. These transitions unfold over time and result from pressures on established regimes, creating space for innovations in niches such as cellular agriculture. In this context, understanding the factors that drive or hinder such transformations is important to promote more sustainable food systems. Previous studies indicate that, in light of unprecedented environmental, economic, and social sustainability challenges, it is essential to innovate and restructure food production systems. The Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) highlights the importance of transforming food production models to minimize climate impacts and enhance sustainability at a global level. Cultivated meat has attracted growing interest for its potential to deliver environmental benefits. Moreover, the literature shows that universities stand out not only as centers of knowledge production but also as key players in driving change and innovation. Against this backdrop, the aim of this study is to analyze how Brazilian universities contribute to sociotechnical transitions in alternative food production systems based on cellular agriculture. To achieve this objective, the research sought to identify how universities mobilize and employ resources, what actions they adopt, and the main challenges and barriers they face. In addition, the study investigated the perceptions of ecosystem actors regarding the contribution of universities. Semi-structured interviews were conducted with university representatives and ecosystem actors. The research followed a qualitative approach and was based on a multiple case study, covering three universities and a total of 20 interviews. The findings reveal that universities have the potential to drive this transition by providing laboratory infrastructure, specialized knowledge, and strategic partnerships. They also indicate that in developing countries, where institutional systems and value chains in the sector are not yet fully developed, universities tend to take on strategic roles to fill these gaps, despite resource constraints and bureaucratic obstacles. Theoretical contributions include a better understanding of the role of academic institutions in fostering sustainable innovations, thus deepening the discussion on this relationship, while practical contributions highlight the importance of integrated strategies to overcome barriers and strengthen the transition to sustainable food systems. As a social contribution, the study may encourage partnerships between universities and policymakers to integrate sustainable food systems into curricula and educational policies | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Alimentos | pt_BR |
dc.subject | Cultivo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | O papel das universidades nas transições sociotécnicas para a sustentabilidade : um estudo no contexto dos sistemas de produção de alimentos baseados no cultivo celular | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |