Repertórios e alteridade na experiência estética de leitores com o romance O amor dos homens avulsos (2016)
Resumo
Resumo: O que são ficções? E para que servem? Tais questões são centrais nos estudos literários, ainda que as reflexões suscitadas nos pareçam mais relevantes do que respostas concretas. Buscando ampliar a compreensão acerca das relações entre seres humanos e textos ficcionais, esta pesquisa dedicou-se a compreender os desdobramentos da leitura literária para além do processo interativo entre o texto e o leitor, investigando como a alteridade emerge na experiência concreta de leitores. Apoiamo-nos na Teoria do Efeito Estético e na Antropologia Literária articuladas à Teoria Histórico-Cultural, que possibilita a inserção do leitor real nas proposições elaboradas por Wolfgang Iser, resultantes da interface realizada por Santos (2007; 2009). No campo da fenomenologia, partimos das concepções de Emmanuel Lévinas, Maurice Merleau-Ponty e Paul Ricœur para formular uma noção ampliada de alteridade e inseri-la no estudo da experiência estética de leitores reais. Assim, relacionamos o conceito de repertório, que se refere ao conjunto de conhecimentos prévios do leitor e o modo como estes são ativados no processo de leitura do texto; e o conceito de alteridade, refletindo sobre o encontro/confronto que emerge entre as diferenças com as quais o leitor se depara nesse processo e como reage a elas. Nesse contexto, esta tese objetivou explorar relações entre repertórios e alteridade na experiência estética de leitores com o romance O amor dos homens avulsos (2016), do escritor carioca Victor Heringer, analisando comentários de leitores reais na plataforma Goodreads. Para isso, utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) e selecionamos os 187 comentários publicados na página designada ao romance no Goodreads como fonte de dados para a pesquisa. Entre eles, filtramos os documentos sob critérios de inclusão (textos autorais e centrados na experiência de leitura) e de exclusão (cópia de trechos do romance, comentários centrados no autor, na descrição do enredo, avaliações genéricas/impessoais ou que indicavam resenhas fora do site), chegando a uma amostra não probabilística composta por 76 documentos que atenderam aos critérios pré-estabelecidos. A leitura dos documentos resultou em 12 códigos, posteriormente organizados em quatro categorias, a saber, aspectos narrativos; aspectos sociais, culturais e políticos; aspectos artístico-dialógicos e aspectos estéticos, permitindo-nos inferir sobre como a alteridade se manifesta nos comentários dos leitores sobre suas experiências de leitura. Os resultados demonstram que a alteridade, em suas diversas manifestações, é um elemento indefectível na experiência estética, que surge tanto no encontro quanto no confronto vivenciado pelos leitores, seja por meio das reflexões sobre os temas que compõem o enredo, da empatia, do descentramento, dos entraves à experiência, em nível cognitivo/emocional, da negação, da contradição, da corporeidade, da responsabilidade com o Outro ou da identificação do leitor com o Outro do texto. Além disso, em alguns casos, também possibilita a emancipação por meio da tomada de consciência do leitor acerca de seu contexto social, temporal, histórico e político, alterando a forma como este percebe o mundo e a si mesmo Abstract: What is fiction, and what purpose does it serve? While definitive answers remain elusive, these questions anchor our investigation into how literary texts transcend their boundaries and elicits emotional reactions of varying intensity, beyond temporal and spatial limits, continuing to resonate in contexts very different from those in which it was created. To deepen our understanding of the relationship between humans and fictional texts, this research focuses on exploring the dynamics of literary reading beyond the interactive process between text and reader. As a theoretical foundation, we used the Theory of Aesthetic Response and Literary Anthropology, articulated with Cultural-Historical Theory, which facilitates the inclusion of the real reader in the propositions developed by Wolfgang Iser, as discussed by Santos (2007; 2009). We also drew on contributions from three philosophers in phenomenology – Emmanuel Lévinas, Maurice Merleau-Ponty, and Paul Ricœur – to formulate an expanded notion of alterity and incorporate it into the investigation of the aesthetic experience of real readers. In this context, we investigated the concept of repertoire, referring to the reader’s set of prior knowledge and how this is activated during the reading process, alongside the concept of alterity, reflecting on the encounter and confrontation with differences that arise during reading and how readers respond to them. This thesis aimed to explore the relationships between repertoire and alterity in the aesthetic experience of different readers with the novel The Love of Singular Men, by the writer Victor Heringer. We employed the Content Analysis method proposed by Laurence Bardin (2011) and selected the novel’s page on the literary platform Goodreads as the research data source. On this platform, users publicly share book reviews and reading reports. By the end of the data collection period, 187 comments were published. Using inclusion criteria (authorial texts and those focused on the reading experience) and exclusion criteria (excerpts from the novel, comments centered on the author, plot summaries, generic or impersonal evaluations, or reviews referencing external sources), we filtered the data to a non probabilistic sample of 76 documents. The analysis of these documents resulted in 12 codes, which were subsequently organized into four categories: narrative aspects; social, cultural, and political aspects; artistic-dialogical aspects; and aesthetic aspects. This organization allows us to infer how alterity manifests itself in readers’ comments about their reading experiences. Through this analysis, we identified that alterity, in its various manifestations, is an essential element of the aesthetic experience. It emerges in the encounter and confrontation experienced by readers, whether through reflections on the themes of the plot, empathy, decentralization, cognitive or emotional obstacles, denial, contradiction, corporeality, responsibility for the other, or identification with the other in the text. In some cases, this fosters emancipation through the reader’s awareness of their social, temporal, historical, and political contexts, altering their perception of the world and themselves
Collections
- Teses [228]