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dc.contributorEgoshi, Rosana Mayumipt_BR
dc.contributor.advisorMessagi Júnior, Mário, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorVieira, Milena Baldoinopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T10:30:51Z
dc.date.available2025-05-27T10:30:51Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96610
dc.descriptionOrientador: Mário Messagi Júniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho refere-se à percepção dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dos campi de Curitiba quanto à inovação visualizada na instituição, bem como entender o papel das relações públicas na disseminação de uma cultura de inovação através da existência de políticas de comunicação. A metodologia caracteriza-se como do tipo descritiva e aplicada com uma abordagem predominantemente quantitativa. Para compor a teoria, parte-se dos conceitos acerca da Teoria da Tríplice Hélice para relacionar o papel da universidade na deliberação deste cenário, realizando um recorte sobre a atuação da tríade ensino-pesquisa-extensão na cultura organizacional no ambiente acadêmico, ademais, foi realizada uma verificação do potencial universitário para inovação através de recursos existentes, como a Superintendência de Parcerias e Inovação da UFPR (SPIn). O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário ou survey que mapeou o perfil dos estudantes mediante "Área de conhecimento" e "Ano de ingresso", onde todas as perguntas eram de respostas obrigatórias, divididas em questões fechadas, de múltipla escolha e de escala Likert com o intuito de proporcionar uma análise abrangente da percepção dos respondentes. Ao todo foram 1.320 respostas, as quais evidenciaram que não houve avanços quanto ao conhecimento sobre a área de inovação e empreendedorismo na UFPR independente do campo de estudo e ano de ingresso, se mostrando estagnado desde 2018. Além do mais, foi possível comprovar hipóteses formuladas no desenvolvimento da pesquisa, aqui mencionaremos as duas principais: "Embora existam recursos na UFPR para estimular atividades de cunho inovador e empreendedor, elas não são percebidas" e "Políticas institucionais de comunicação têm influência no fomento para uma maior adesão e participação dos alunos mediante exercícios voltados à inovação e empreendedorismo"pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study focuses on the perception of undergraduate students at the Federal University of Paraná (UFPR) in the Curitiba campuses regarding innovation within the institution, as well as understanding the role of public relations in disseminating a culture of innovation through communication policies. The methodology is characterized as descriptive and applied, with a predominantly quantitative approach. The theoretical framework is based on concepts of the Triple Helix Theory to relate the role of the university in fostering this scenario, emphasizing the triad of teaching, research, and extension within the organizational culture of the academic environment. Additionally, the study evaluated the university’s potential for innovation through existing resources, such as the UFPR Superintendency for Partnerships and Innovation (SPIn). The research instrument used was a survey questionnaire that mapped the profile of students by "Field of Knowledge" and "Year of Admission," where all questions were mandatory, consisting of closed questions, multiple-choice, and Likert scale items to provide a comprehensive analysis of respondents' perceptions. A total of 1,320 responses were collected, revealing that there has been no progress in knowledge about innovation and entrepreneurship at UFPR, regardless of the field of study or year of admission, remaining stagnant since 2018. Furthermore, the study confirmed hypotheses developed during the research, notably the two main ones: "Although resources exist at UFPR to stimulate innovative and entrepreneurial activities, they are not perceived," and "Institutional communication policies influence greater adherence and participation of students in innovation and entrepreneurship activitiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura organizacional - Brasilpt_BR
dc.subjectRelações públicas - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Administraçãopt_BR
dc.titleInovação na UFPR : uma análise da percepção discente quanto o papel da instituição na promoção da cultura organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeInovação na Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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