• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Relações Públicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As dimensões pragmáticas da comunicação interna

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D_G_JULIA_SOPPA_BECKER.pdf (1.138Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Becker, Júlia Sóppa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho investiga a aplicação dos conceitos da pragmática à Comunicação Interna no contexto das Relações Públicas, com base nas teorias de Herbert Paul Grice (1975) e John Austin (1962). A pesquisa revela que o Princípio de Cooperação e as Máximas Conversacionais de Grice (1975) — Quantidade, Qualidade, Relevância e Modo —, bem como a Teoria dos Atos de Fala de Austin, podem transformar a comunicação organizacional em uma ferramenta estratégica. A pragmática é apresentada como o estudo da linguagem em contextos reais, explorando não apenas o significado literal, mas também as intenções e implicaturas que enriquecem as interações comunicativas. No ambiente organizacional, esses princípios permitem criar mensagens estratégicas, reduzir ruídos, promover confiança e engajamento, além de alinhar os colaboradores aos objetivos corporativos. A pesquisa conclui que a conexão entre teoria linguística e prática organizacional é essencial para fortalecer o diálogo interno, melhorar a eficácia comunicativa e transformar a comunicação em um processo colaborativo e eficiente
     
    Abstract : This paper investigates the application of pragmatic concepts to Internal Communication in the context of Public Relations, based on the theories of Herbert Paul Grice and John Austin. The research reveals that principles such as the Principle of Cooperation and Grice's Conversational Maxims - Quantity, Quality, Relevance and Mode - as well as Austin's Speech Act Theory, can transform organizational communication into a strategic tool. Pragmatics is presented as the study of language in real contexts, exploring not only the literal meaning, but also the intentions and implicatures that enrich communicative interactions. In the organizational environment, these principles make it possible to create strategic messages, reduce noise, promote trust and engagement, and align employees with corporate objectives. The research concludes that the connection between linguistic theory and organizational practice is essential for strengthening internal dialogue, improving communicative effectiveness and transforming communication into a collaborative and efficient process
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96561
    Collections
    • Relações Públicas [362]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV