Shows internacionais na era da experiência : uma análise da percepção do público dos shows da banda Coldplay em Curitiba
Resumo
Resumo : O trabalho analisa a percepção do público nos shows da banda Coldplay na cidade de Curitiba em 2023 a respeito das experiências imersivas oferecidas pela banda no espetáculo. O objetivo é compreender e analisar como os shows internacionais que utilizam das ferramentas de experiência se destacam entre o público consumidor deste tipo de evento, de maneira a criar vivências completas e memoráveis para além da apresentação artística. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de caráter quantitativo, acompanhado de uma observação bibliográfica baseada em autores das áreas das Relações Públicas, Eventos e da Economia da Experiência. A pesquisa de opinião foi aplicada via questionário no Google Forms e direcionada ao público que assistiu aos shows do Coldplay em Curitiba, para entender qual a sua percepção sobre as ferramentas de experiências e o espetáculo proporcionado. Os resultados obtidos demonstram que as estratégias de imersão e interação desenvolvidas e implementadas em shows internacionais favorecem a percepção positiva do público e contribuem de maneira significativa para o encantamento, conexão e nível de satisfação dos indivíduos. As ferramentas proporcionam experiências completas e envolventes para o público, características diferenciais em um mercado aquecido e acelerado. Dessa maneira, o estudo convida a uma reflexão sobre a relação das ferramentas interativas e imersivas enquanto estratégias de relações públicas para os eventos e os artistas que os promovem Abstract : The study analyzes the audience's perception of Coldplay's concerts in Curitiba in 2023 regarding the immersive experiences offered by the band during the show. The objective is to understand and examine how international concerts utilizing tools of experience stand out among the consumers of such events, creating complete and memorable experiences beyond the artistic performance. The research was conducted through a quantitative study, complemented by a bibliographic review based on authors from the fields of Public Relations, Events, and the Experience Economy. The opinion survey was applied via Google Forms questionnaire and targeted at attendees of Coldplay's concerts in Curitiba, in an attempt to understand their perception of the experiential tools and the show itself. The results indicate that the strategies of immersion and interaction developed and implemented in international concerts enhance the audience's positive perception and significantly contribute to their sense of wonder, connection, and satisfaction. These tools provide the audience with complete and engaging experiences, serving as distinguishing features in a dynamic and competitive market. Thus, the study encourages reflection on the role of interactive and immersive tools as public relations strategies for the events and the artists that promote them
Collections
- Relações Públicas [362]