Carnaval e comunicação : possibilidades para a mobilização por
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Data
2024Autor
Silva, Beatriz Corcini Batista da
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Resumo : Este trabalho analisa o uso da comunicação na mobilização social por meio da cultura carnavalesca, percebida como espaço de engajamento, festividade e argumentação em torno da crise climática. Baseia-se na pesquisa qualitativa por meio da observação participante e de entrevistas semiestruturadas para analisar as organizações da Associação Cultural Carnavalesca Embaixadores da Alegria e o grupo ativista Rede Curitiba Climática (RECC). A partir da análise, foi possível verificar que a cultura do carnaval em Curitiba tem potencial para alavancar a legitimação da pauta da crise climática em Curitiba, bem como seus espaços de coletividade possam propiciar momentos de argumentação para qualificar o debate público acerca do tema, tendo como base o mapa de riscos climáticos extremos na cidade. Como conclusão, verificou-se que a pauta pelo enfrentamento à crise climática precisa se relacionar de forma interseccional às demandas por justiça social, bem como pelas demandas em torno da valorização das comunidades para poder legitimar e qualificar-se como debate. Por fim, propõem-se novas narrativas sobre Curitiba a partir do samba e do ativismo ambiental
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