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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Luiz Morais dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorNeco, Mayarapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-16T18:36:20Z
dc.date.available2025-05-16T18:36:20Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96551
dc.descriptionOrientador: Dr. Rodrigo Luiz Morais da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 07/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os empreendedores sociais são reconhecidos pela sua empatia e compaixão, que os levam a abordar questões sociais e ambientais negligenciadas. Esta abordagem é particularmente prática na indústria da moda, um grande poluidor, onde as missões sociais se alinham com ações sustentáveis. No ambiente brasileiro de recursos limitados, esses empreendedores muitas vezes dependem de parcerias estratégicas para obter impacto social e apoio. Nestes contextos, a abordagem de atuação é fundamental para permitir a co-criação de valor por meio da inovação e da capacidade de adaptação aos desafios. No entanto, as parcerias vão além dos aspectos financeiros - envolvem redes de confiança e apoio mútuo, integrando o capital social. Para os empreendedores sociais, o capital social complementa os recursos financeiros, enquanto a atuação oferece ferramentas para maximizar as oportunidades dentro destas redes. Apesar da importância destas parcerias, ainda são poucos os estudos que exploram as parcerias dos empreendedores sociais através das lentes do effectuation e do capital social. Isto leva-nos à seguinte questão de investigação: Como as parcerias contribuem para as iniciativas dos empreendedores sociais, considerando as perspectivas de effectuation e capital social? Para responder a esta questão, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando um desenho de casos múltiplos, envolvendo entrevistas semiestruturadas com 12 empreendedores sociais do sector da moda sustentável. Os dados foram organizados e analisados utilizando o método de Gioia (2013) no ATLAS.ti. Os resultados deste estudo mostraram que, devido à centralidade dos objetivos, missão e propósito dos empreendedores, os seus parceiros influenciam novos meios, fornecendo recursos e know-how. No entanto, os parceiros desempenham um papel mais passivo na definição de novos objetivos, uma vez que estes não são negociáveis para os empreendedores sociais. Os resultados sugerem que os empreendedores sociais são impulsionados pelas competências dos seus parceiros e pelas motivações intrínsecas que orientam os seus objetivos internos. Além disso, o estudo sublinha que os empreendedores sociais adoptam uma abordagem de parceria mista. Inicialmente, a flexibilidade permite-lhes mobilizar novas redes, mas, com o tempo, é utilizada uma abordagem mais causal para estruturar e reduzir as incertezas da interação. A análise também revela que o capital estrutural está intimamente relacionado com o effectuation, embora o effectuation opere de forma mais periférica, promovendo a inovação, enquanto o capital social fornece a base para o estabelecimento de relações e trocas. Esta dissertação contribui para a compreensão de como os empreendedores sociais estabelecem parcerias e como os seus parceiros colaboram para apoiar as suas iniciativas. Demonstra também que os empreendedores sociais procuram inicialmente parceiros no setor da moda sustentável com base na sua reputação e concentram-se no desenvolvimento de relações estreitaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: Social entrepreneurs are recognised for their empathy and compassion, which drive them to address neglected social and environmental issues. This approach is efficient in the fashion industry, a major polluter, where social missions align with sustainable actions. In Brazil's resource-constrained environment, these entrepreneurs often rely on strategic partnerships - collaboration between two or more partners in the market to achieve a common goal -for social impact and support. In such contexts, the effectuation approach enables value co-creation through innovation and adaptability to challenges. However, partnerships go beyond financial aspects—they involve networks of trust and mutual support, integrating social capital. For social entrepreneurs, social capital complements financial resources, while effectuation offers tools to maximise the opportunities within these networks. Despite the significance of these partnerships, few studies still explore social entrepreneurs' partnerships through the lenses of effectuation and social capital. This leads to the following research question: How do partnerships contribute to social entrepreneurs' initiatives, considering the perspectives of effectuation and social capital? To answer this question, a qualitative study was conducted using a multiple-case design involving semi-structured interviews with 12 social entrepreneurs in the sustainable fashion sector. Data were organised and analysed using the Gioia method (2013) in ATLAS.ti. The results of this study show that, due to the centrality of the entrepreneurs' goals, mission, and purpose, their partners influence new means by providing resources and know-how. However, partners play a more passive role when defining new objectives, as these remain non-negotiable for the entrepreneurs. The findings suggest that social entrepreneurs are driven by their partners' competencies and intrinsic motivations guiding their internal objectives. Furthermore, the study highlights that social entrepreneurs adopt a mixed partnership approach. Initially, the flexibility allows them to mobilise new networks, but over time, a more causal approach is employed to structure and reduce interaction uncertainties. The analysis also reveals that structural capital is closely related to effectuation, although effectuation operates more peripherally, fostering innovation, while social capital provides the foundation for establishing relationships and exchanges. This dissertation contributes to understanding how social entrepreneurs establish partnerships and how their partners collaborate to support their initiatives. It also demonstrates that social entrepreneurs initially seek partners in the sustainable fashion sector based on their reputation and focus on developing close relationshipspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleSocial entrepreneurship partnerships in the sustainable fashion sector in Brazil : a study from the perspectives of effectuation and social capitalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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