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dc.contributor.advisorSantos, Aguinaldo dos, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherBroega, Ana Cristina Luzpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorAndrade, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T18:37:51Z
dc.date.available2025-05-08T18:37:51Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96448
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Aguinaldo dos Santospt_BR
dc.descriptionCoorientador(a): Prof(a). Dr(a). Ana Cristina Luz Broegapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 22/02/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Designpt_BR
dc.description.abstractResumo: A indústria calçadista é responsável por práticas insustentáveis que levam a diversos impactos ambientais, sociais e econômicos. Devido à grande variedade de insumos necessários para a produção de calçados, a cadeia de valor do setor é muito complexa, centralizada e altamente globalizada. O setor de calçados no Brasil é composto em sua maior parte por micro e pequenas empresas, que têm necessidades específicas e precisam de medidas personalizadas para a implementação da sustentabilidade em seus processos. Do ponto de vista da intervenção do design, as estratégias no setor de calçados não podem limitar-se apenas ao nível material, as abordagens devem ser vistas com uma perspectiva holística ampliada, buscando transformações mais profundas no seu atual modelo de produção e consumo. Diante destes fatos, esta dissertação pretende contribuir para o desenvolvimento de calçados mais sustentáveis por meio de soluções integradas, orientadas aos princípios e estratégias da Economia Circular e Distribuída. Para isso a pesquisa confronta dados de base teórica com fenômenos do mundo real adotando como método principal a Design Science Research, de forma integrada à Revisão de Literatura, Estudo de Caso Único com Observação Participativa e Identificação de Heurísticas. Através da integração dos temas propostos, a pesquisa buscou elaborar uma ferramenta de apoio a designers do setor, a ser implementada na fase de Pré-Desenvolvimento de Produtos. Para tal, foi utilizada uma estratégia metodológica em uma sequência de quatro etapas: (1) Compreensão do Problema; (2) Proposição e Desenvolvimento; (3) Avaliação e (4) Conclusão. A pesquisa contou com o apoio de uma micro empresa do setor de calçados, que possui foco no mercado local, com produção própria e artesanal e design autoral. Dentre os principais resultados obtidos, um método foi elaborado para instrumentalizar o redesign de um dos calçados que integram o portfólio de produtos da empresa com participação ativa da autora. Através da utilização da ferramenta elaborada na pesquisa, foi possível estimular o desenvolvimento de soluções estratégicas para o redesign do calçado. O projeto incorporou o maior número de soluções viáveis para a empresa no curto prazo, mitigando os impactos causados pela atividade calçadista através da associação dos princípios e conceitos da Economia Circular incorporados à Economia Distribuída.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The footwear industry is responsible for unsustainable practices that lead to several environmental, social and economic impacts. Due to the wide diversity of inputs required for footwear production, the sector's value chain is very complex, centralized and very globalized. The footwear sector in Brazil is mostly composed of micro and small companies that have specific needs and require personalized measures to implement sustainability in their processes. From the point of view of the design intervention, strategies in the footwear sector cannot be limited only to the material level. Approaches must be seen from an expanded holistic perspective, seeking deeper transformations in the current production and consumption model of the sector. Given these facts, this dissertation contributes to the development of sustainable footwear through integrated solutions, guided by Circular and Distributed Economy principles and strategies. To achieve this, the research compares theoretically based data with real-world situations, adopting Design Science Research as its main method, integrated with the Literature Review, Single Case Study with Participatory Observation and Identification of Heuristics. Through the integration of the proposed themes, the research sought to develop a tool to support designers in the sector, to be innovative in the Product Pre-Development phase. To this end, a methodological strategy was used in a sequence of four steps: (1) Understanding the Problem; (2) Proposition and Development; (3) Evaluation and (4) Conclusion. The research involved the support of a micro company in the footwear sector, which focuses on the local market, with its own artisanal production and original design. Among the main results obtained, a method was developed in order to propose a redesign of one of the shoes that are part of the company's product portfolio with the active participation of the author. Through the use of the tool developed in the research, it was possible to stimulate the development of strategic solutions for the redesign of footwear. The project incorporated the largest number of viable solutions for the company in the short term, mitigating the impacts caused by the footwear activity, through the association of the principles and concepts of the Circular Economy, incorporated with the Distributed Economy.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectDivisão de riquezaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCalçadospt_BR
dc.subjectDesenho Industrialpt_BR
dc.titleDesign orientado à economia circular e distribuída : método de apoio ao pré-desenvolvimento de calçadospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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