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dc.contributor.advisorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorRicharde, Ana Paula Merendapt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T17:56:34Z
dc.date.available2025-05-08T17:56:34Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96429
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Pradopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 12/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está a transformando as interações com os consumidores, oferecendo soluções personalizadas e criativas que vão desde ideias genéricas até recomendações específicas. No entanto, pouco se sabe sobre os impactos das interações dos consumidores com a GenAI na tomada de decisões. Esta pesquisa investiga de que forma as sugestões da GenAI (específicas vs. genéricas) afetam o empoderamento do consumidor e a realização de metas na sua decisão de consumo, enfatizando o papel mediador da desejabilidade da meta. Baseando-nos na Construal Level Theory (CLT), na Teoria do Alcance de Metas e na Teoria de Nudging, examinamos se os nudges GenAI específicos (vs. amplos) impulsionam a percepção de empoderamento dos consumidores e a sua capacidade de atingir suas metas em contextos de tomada de decisão mediados por IA. Cinco estudos usando métodos mistos (três estudos qualitativos e dois estudos experimentais) revelam que os nudges GenAI específicos (vs. genéricos) aumentam significativamente a desejabilidade da meta, levando a um maior empoderamento do consumidor e alcance de metas. As nossas descobertas contribuem para a compreensão teórica do papel crescente da GenAI no alcance de metas de consumo, detalhando a forma como o ajuste das respostas da IA pode levar os consumidores a atingir os seus objetivos, aumentando a desejabilidade da meta na tomada de decisões. Estes conhecimentos oferecem implicações práticas para a concepção de sistemas de IA que capacitem eficazmente os consumidores, estimulando as suas respostas no âmbito de melhores arquiteturas de escolhapt_BR
dc.description.abstractAbstract: Generative Artificial Intelligence (GenAI) is transforming consumer interactions by offering personalized and creative solutions that range from broad ideas to narrow recommendations. However, little is known about the impacts of consumer interactions with GenAI on decisionmaking. This research investigates how GenAI nudges (narrow vs. broad) affect consumer empowerment and goal pursuit attainment in their consumption decision, emphasizing the mediating role of goal desirability. Drawing upon Construal Level Theory (CLT), Goal Pursuit Theory, and Nudging Theory, we examine whether narrow (vs. broad) GenAI nudges drives consumers' perception of empowerment and their ability to achieve their goals within AI-mediated decision-making contexts. Five studies using mixed-methods (three qualitative study and two experimental studies) reveal that narrow (vs. broad) GenAI nudges significantly increase goal desirability, leading to higher consumer empowerment and goal pursuit attainment. Our findings contribute to the theoretical understanding of GenAI’s growing role in consumption goal pursuit by detailing how adjusting AI responses can nudge consumers toward their goals by enhancing goal desirability on decision-making. These insights offer practical implications for designing AI systems that effectively empower consumers by nudging their responses within choice architecturespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleThe impact of generative artificial intelligence on consumer empowerment and goal pursuit attainamentpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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