Esportiva News : perspectivas para a implantação de uma emissora com programação esportiva 24 horas por dia no rádio digital
Resumo
Resumo: Este estudo pretende criar alguns passos para a implantação de uma emissora com programação esportiva 24 horas por dia no rádio digital. O esporte encontrou espaço na programação radiofônica brasileira desde o surgimento do rádio no país na década de 20, ainda que de forma pouco expansiva no campo do jornalismo com as primeiras transmissões de partidas de futebol e as pioneiras coberturas de corridas de automobilismo na década de 30. A partir dos anos 40, com a criação de programas específicos para a área, esse espaço aumentou e as programações esportivas conquistaram um grande público e destaque no rádio até hoje. Com a chegada do rádio digital abrem-se novas perspectivas. Essa nova era do meio promete trazer como principal característica, além de aumentar a interatividade com o ouvinte, a segmentação ou a especialização das emissoras em diversos temas. No novo modelo, as rádios transmitirão em subfaixas que deverão oferecer programações diferenciadas. O esporte, um capítulo a parte do jornalismo, já se encontra segmentado em outros meios de comunicação como canais de televisão, jornais, revistas, sites da internet, entre outros, ganha oportunidade novamente no rádio. Por meio de uma revisão da literatura a respeito da história do rádio no Brasil, das primeiras discussões sobre o rádio digital, das características da linguagem do rádio, do radiojornalismo e do radiojornalismo esportivo, da segmentação das emissoras, do modelo norte-americano ai news de transmissão de notícias 24 horas por dia e dos diferentes formatos do radiojornalismo, esta investigação tenta propor alguns passos para a concepção de uma emissora esportiva destinada ao rádio digital. Além disso, a revolução tecnológica traz a tendência de mudanças de um receptor passivo para um receptor ativo que busca novas experiências, é criador de conteúdos e seleciona aquilo que lhe interessa. Na era do conteúdo, os produtores têm um grande desafio pela frente. É necessário que o tema seja analisado para que o rádio não fique atrasado diante das outras mídias Abstract: This study is intended to create steps on how to implement a 24-hour digital radio network for sports broadcasting. Sports found its way onto Brazilian radiophonic broadcasting with the appearance of radio in the 20's, hence in a not so expansive way in the journalistic field, with the first soccer match transmissions and the pioneer coverage in automobile racing in the 30's. From the 40's, with the creation of specific programs for the radio field, this space has broadened and the sports programming has captured distinction and a large audience in radio until the present time. With the arrival of digital radio, new perspectives arise. This new era of telecommunications promises to bring as the main characteristic, besides increasing interactivity with the listener, the segmentation or specialization of the broadcaster in diverse themes. ln the new model, radio broadcasters will transmit in subwaves, which should offer differentiated programs. Sports, a sector apart from journalism, already finds itself segmented within other means of communication such as television, newspapers, magazines, internet, among others and has an opportunity to be successful in radio once more. Through a literature revision about history of radio in Brazil, characteristics of radio language, first discussions about digital radio, radio journalism and sports radio journalism, broadcaster segmentation, North American 24-hour ai/ news model of transmission and the different radio journalism formats; this investigation attempts to propose some steps to the creation of a sports network designed for digital radio. Moreover, the technological revolution brings the tendency for changes f rom a passive receptor to an active receptor in search of new experiences; he is the creator of contents and selects what is of interest. ln the content era, producers face a great challenge in the future ahead. lt is necessary that the theme is analyzed in order to guarantee that radio does not become obsolete compared to other types of media
Collections
- Jornalismo [416]