dc.contributor.advisor | Messagi Júnior, Mário, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Comunicação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.creator | Gil, Patrícia Guimarães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-27T00:23:53Z | |
dc.date.available | 2025-04-27T00:23:53Z | |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96192 | |
dc.description | Orientador : Mário Messagi Júnior | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Comunicação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O homem descobriu uma nova forma de vivência e participação social em redes. Por meio de códigos alfanuméricos, ele assume nova identidade e encontra uma forma de interagir e influir nos sistemas de informação. Estas descobertas, que são consequências das inovações tecnológicas e da saturação do capitalismo, tendem a se expandir de forma a dispor ao homem duas alternativas: isolar-se cada vez mais atrás das máquinas ou usufruir delas para exercer uma interação verdadeira com o próximo e com as instituições. Diante de tamanhas mudanças, questiona-se o preparo de profissionais que atuarão cada vez mais com novos modelos de comunicação. Jornalistas, em evidência, precisam compreender que a antiga forma de comunicação, claramente autoritária na imposição de mensagens ao receptor, cai por terra com o advento da Internet. O ritmo das mudanças é alucinante. Novas gerações nascem diante de computadores e neles passam a se reconhecer. O preparo dos jornalistas para enfrentar este mundo em transformação passa pela universidade. Estariam os cursos superiores de Jornalismo cumprindo devidamente o papel de formar profissionais com habilidades técnicas, intelectuais e éticas para enfrentar o mercado de trabalho? E como estes jovens jornalistas estão saindo das escolas na busca de emprego num mercado ainda muito confuso na mídia on line? Questões como estas foram feitas com o foco sobre alunos egressos da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Jovens que se graduaram nos últimos anos mostram que não puderam contar com os cursos superiores de Jornalismo para se garantirem no mercado. E que as escolas, embora estejam passando por momentos de profundas mudanças curriculares, parecem ainda não ter encontrado seu caminho. Não há ainda um claro direcionamento para a formação de profissionais com competência para se adequar às mudanças, da maneira mais ética e humana possível | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jornalistas - Formação | pt_BR |
dc.subject | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.title | A formação acadêmica do jornalista na era da comunicação digital | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |