• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Comunicação e Tecnologias na Educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Comunicação e Tecnologias na Educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação acadêmica do jornalista na era da comunicação digital

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D_E_PATRICIA_GUIMARAES_GIL.pdf (3.361Mb)
    Data
    2000
    Autor
    Gil, Patrícia Guimarães
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O homem descobriu uma nova forma de vivência e participação social em redes. Por meio de códigos alfanuméricos, ele assume nova identidade e encontra uma forma de interagir e influir nos sistemas de informação. Estas descobertas, que são consequências das inovações tecnológicas e da saturação do capitalismo, tendem a se expandir de forma a dispor ao homem duas alternativas: isolar-se cada vez mais atrás das máquinas ou usufruir delas para exercer uma interação verdadeira com o próximo e com as instituições. Diante de tamanhas mudanças, questiona-se o preparo de profissionais que atuarão cada vez mais com novos modelos de comunicação. Jornalistas, em evidência, precisam compreender que a antiga forma de comunicação, claramente autoritária na imposição de mensagens ao receptor, cai por terra com o advento da Internet. O ritmo das mudanças é alucinante. Novas gerações nascem diante de computadores e neles passam a se reconhecer. O preparo dos jornalistas para enfrentar este mundo em transformação passa pela universidade. Estariam os cursos superiores de Jornalismo cumprindo devidamente o papel de formar profissionais com habilidades técnicas, intelectuais e éticas para enfrentar o mercado de trabalho? E como estes jovens jornalistas estão saindo das escolas na busca de emprego num mercado ainda muito confuso na mídia on line? Questões como estas foram feitas com o foco sobre alunos egressos da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Jovens que se graduaram nos últimos anos mostram que não puderam contar com os cursos superiores de Jornalismo para se garantirem no mercado. E que as escolas, embora estejam passando por momentos de profundas mudanças curriculares, parecem ainda não ter encontrado seu caminho. Não há ainda um claro direcionamento para a formação de profissionais com competência para se adequar às mudanças, da maneira mais ética e humana possível
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96192
    Collections
    • Comunicação e Tecnologias na Educação [17]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV