A abordagem do futebol amador nas rádios de Curitiba
Resumo
Resumo: O futebol amador de Curitiba é considerado o mais forte do Brasil e movimenta uma grande quantidade de pessoas dentro das comunidades. São dirigentes, técnicos, colaboradores, torcedores e jogadores que se esforçam e se dedicam aos clubes. Neste trabalho, nos propomos a analisar a cobertura de três rádios de Curitiba. A escolha do meio se deu pelo fato de o rádio ser um veículo que está sempre presente nos campos de futebol e que tem potencial para auxiliar as agremiações amadoras tanto na conquista de patrocínios quanto na divulgação de informações e resultados para a torcida. Através de entrevistas semi-estruturadas conversamos com os responsáveis pela parte esportiva das emissoras previamente selecionadas, cada qual com seu público-alvo e focos diferentes do ponto de vista mercadológico, para entendermos o porquê de estes veículos optarem ou não pela cobertura. Os resultados apontaram para uma cobrança muito forte de audiência nas rádios comerciais que, por este motivo, priorizam o futebol profissional, além de uma coincidência nos horários das partidas do amador e do profissional. Na segunda parte deste trabalho, que resultou no radiodocumentário Raça e coração nos campos de várzea: a visão dos personagens do futebol amador em Curitiba, buscamos contar, de maneira breve, o sentimento de ex-jogadores, jogadores, técnicos, dirigentes e grandes nomes da crônica paranaense envolvidos com o futebol amador da capital. Palavras-chave: Futebol amador. Rádio. Radiodocumentário Abstract: Curitiba's amateur soccer is considered to be the best in Brazil and mobilizes a big amount people within their communities. Amongmanagers, coaches, collaborators, fans and players who engage and strive for the teams. ln this paper, the coverage of three radias in Curitiba are analyzed. The radio was selected by the fact that it is always present on soccer fields and because of its potential to help the amateur associations either in sponsorships achievement or in propagation of information and results to the fans. Via semi-structured interviews we talked with those responsible for the sports transmission of previously selected stations, each with its own target audience and different focus on marketing, to understand the reasons why they've elected to cover or not amateur soccer. The results pointed to a strong audience need, therefore, the professional soccer is prioritized, as well as by the coincidence on the scheduled times both for amateur and professional matches. The second part of this paper, which resulted in the radio documentary Raça e coração nos campos de várzea: a visão dos personagens do futebol amador em Curitiba, looks to briefly tel1 the feelings of former players, players, coaches, managers and big names involved with amateur soccer in Curitiba
Collections
- Jornalismo [416]