A comunicação estratégica do Ultimate Fighting Championship sob o viés do marketing esportivo
Resumo
Resumo: O Ultimate Fighting Championship é uma organização que promove eventos de Mixed Marial Ars, um esporte que, apesar de ter crescido muito no Brasil nos últimos anos, ainda passa por um período de descoberta por uma grande parcela do público brasileiro. Nos últimos anos a organização retomou os seus esforços de comunicação no país, e com isso impulsionou um crescimento da marca e do próprio esporte, e isso se reflete no espaço que ele conquistou nas mídias impressa, online e até nas rodas de conversas do dia a dia. Neste trabalho, a proposta é analisar a comunicação estratégica desta organização. Buscar compreender de que forma o U FC utiliza a comunicação nas suas ferramentas de marketing esportivo para atingir objetivos estratégicos. Para isso, foi feito inicialmente um levantamento de quais são estas ferramentas e que efeitos elas têm no processo de gestão de marcas esportivas. Posteriormente, feita uma aprofundada investigação documental (artigos, entrevistas com gestores e livros), e pôde-se apontar que a estratégia central do UFC no Brasil é educar o público, quebrando preconceitos advindos do antigo vale-tudo através da demonstração de que o evento tem regras, um padrão altíssimo de organização, e é composto por atletas bem preparados, e não brigadores. Com auxílio de dois grupos focais foi possível explorar esta hipótese, e ela se mostrou correta nas duas ocasiões. Partindo deste pressuposto, fez-se possível discorrer detalhadamente sobre cada ferramenta de marketing esportivo utilizada pelo UFC, descrevendo atributos como linguagem, identidade visual, conteúdo e forma, sempre pelo viés da estratégia Abstract: The Ultimate Fighting Championship is an organization that promotes MMA events, a sport that has grown a lot in Brazil in the last few years, despite still being in a period of discovery by part of the brazilian people. ln the last few years, the organization has resumed their efforts of communication in the country, which has lifted the growth of the brand and the sport itself. That reflects in the space conquered in offline and online media, as well as in daily conversations. ln this project, the objective has been set out to analyze the strategic communication of this organization. lt's been aimed to understand how the UFC utilizes communication in their sports marketing toais to achieve strategic objectives. With that intention, studies were conducted to show which are the toais that are utilized in sports marketing, and the effect they have in sports branding. After that, carne a deep investigation of documents (articles, interviews with managers and books), and it was able to point out that the main strategy of the organization in Brazil is to educate people, and that's made by breaking prejudices arising from the old "vale tudo", showing the UFC is a reliable organization with high standards, and is filled by a roster of well-prepared athletes, not street fighters. With the aid of two focus groups, the producer was able to explore this hypothesis, and it end up being confirmed in both occasions. On this assumption, this project managed to expound each sports marketing toai and their use by the UFC, describing attributes like language, visual identity, content and form, always in terms of strategy
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