Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBini, Fernando, 1946-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Curso de Graduação em Comunicação Visualpt_BR
dc.creatorWitt, Marileia Avila dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T10:46:54Z
dc.date.available2025-04-23T10:46:54Z
dc.date.issued1988pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96069
dc.descriptionTrabalho de graduação apresentado ao Curso de Comunicação Visual. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federaldo Paranápt_BR
dc.descriptionOrientador: Fernando A. F. Binipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes , Curso de Graduação em Comunicação Visualpt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A tese profissional, A COMUNICAÇÃO VISUAL ANTIGA EM CURI TIBA, consiste na pesquisa histórica, levantamento fotográfico da pictografia urbana e sua análise, que tem por objetivo demonstrar que a Comunicação Visual popular pode, em termos semióticos, comunicar tão bem quanto a Comunicação Visual erudita, contribuindo sensivelmente para a elaboração das mensagens visuais. Este trabalho tem a finalidade de preservar e documentar uma memória iconográfica - em extinção na cidade de Curitiba - principalmente das placas e fachadas comerciais e de alguns exemplos raros da comunicação antiga. Assim, traça-se a hist6ria de Curitiba e seus pólos de desenvolvimento econômico, analisando a comunicação antiga em Curitiba, através das fotos da época e da evolução gráfica de jornais e revistas até a década de 60. Posteriormente é feita uma análise semiótica da comunicação enquanto linguagem visual, e da poluição provocada no contexto urbano. Conclui-se que através do conhecimento histórico da Comunicação Visual, o planejador gráfico pode eliminar os ruídos que interferem na mensagem, evitando a poluição visualpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The professional thesis, THE OLD GRAPHIC DESIGN IN CURITIBA CITY, consists on historical searching, photograph survey of urban pictography and its examination, showing that popular graphic design can in semioptical terms comunicate so well as old graphi·c design, helping visual messages sensively. Tpe aim of this work is to preserve and registrate an estin9uishihg iconographical memory in Curitiba due to comercial signs and façades. The work shows Curitiba history and its economica development peles, analysing through photographies and graphical evolution of newspapers and magazines at 60 decade. Finally there is a semioptical analysis of communication visual by means of language and visual pollution inserted in urban context. The conclusion sugests that through the historical knowledge of graphic design, the graphic designer can eliminate the noise that interferes on the messages, avoiding the visual pollutionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.titleA comunicação visual antiga em Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples