• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Design Gráfico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Design Gráfico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A comunicação visual antiga em Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D_G_MARILEIA_AVILA_DE_WITT.pdf (12.94Mb)
    Data
    1988
    Autor
    Witt, Marileia Avila de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A tese profissional, A COMUNICAÇÃO VISUAL ANTIGA EM CURI TIBA, consiste na pesquisa histórica, levantamento fotográfico da pictografia urbana e sua análise, que tem por objetivo demonstrar que a Comunicação Visual popular pode, em termos semióticos, comunicar tão bem quanto a Comunicação Visual erudita, contribuindo sensivelmente para a elaboração das mensagens visuais. Este trabalho tem a finalidade de preservar e documentar uma memória iconográfica - em extinção na cidade de Curitiba - principalmente das placas e fachadas comerciais e de alguns exemplos raros da comunicação antiga. Assim, traça-se a hist6ria de Curitiba e seus pólos de desenvolvimento econômico, analisando a comunicação antiga em Curitiba, através das fotos da época e da evolução gráfica de jornais e revistas até a década de 60. Posteriormente é feita uma análise semiótica da comunicação enquanto linguagem visual, e da poluição provocada no contexto urbano. Conclui-se que através do conhecimento histórico da Comunicação Visual, o planejador gráfico pode eliminar os ruídos que interferem na mensagem, evitando a poluição visual
     
    Abstract: The professional thesis, THE OLD GRAPHIC DESIGN IN CURITIBA CITY, consists on historical searching, photograph survey of urban pictography and its examination, showing that popular graphic design can in semioptical terms comunicate so well as old graphi·c design, helping visual messages sensively. Tpe aim of this work is to preserve and registrate an estin9uishihg iconographical memory in Curitiba due to comercial signs and façades. The work shows Curitiba history and its economica development peles, analysing through photographies and graphical evolution of newspapers and magazines at 60 decade. Finally there is a semioptical analysis of communication visual by means of language and visual pollution inserted in urban context. The conclusion sugests that through the historical knowledge of graphic design, the graphic designer can eliminate the noise that interferes on the messages, avoiding the visual pollution
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96069
    Collections
    • Design Gráfico [25]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV