A importância da comunicação interna e do endomarketing na cultura organizacional : estudos de campo
Resumo
Resumo: Este trabalho procurou verificar a importância da comunicação interna e do endomarketing nas organizações sob o ponto de vista do público interno, bem como traçar uma comparação entre estes dois conceitos. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se inicialmente um breve referencial teórico, ressaltando os conceitos de cultura organizacional, comunicação interna e endomarketing. Num segundo momento, foram realizados estudos de campo em duas empresas. A realização desta parte do trabalho deu-se através da aplicação de duas pesquisas voltadas ao público interno das empresas. Os questionários utilizados foram semi-estruturados, com questões abertas e fechadas. Na primeira delas, o questionário voltou-se à questões como a importância da comunicação interna dentro da empresa, bem como avaliar o grau de conhecimento em relação ao termo endomarketing. Na segunda, foram enfocadas questões como a importância do Setor de Endomarketing dentro da empresa, mensuração do grau de eficiência das ações de endomarketing na empresa, bem como o conceito de funcionário como cliente interno
Collections
- Relações Públicas [362]