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dc.contributor.advisorVeloso, Fernanda Silva, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.creatorOliveira, Flávia Nepomuceno dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T18:12:37Z
dc.date.available2025-04-08T18:12:37Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95875
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Drª Fernanda Silva Velosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 06/12/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem do inglês com crianças do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Curitiba, no programa de extensão de carga horária Curitibinhas Poliglotas. Refere-se a um contexto em que os materiais didáticos são elaborados pelos professores que, embora nem sempre tenham formação em Letras, possuem comprovação de conhecimento intermediário ao proficiente em inglês. Definiu-se como objeto de pesquisa o uso de consignas para encaminhamento do processo de ensino-aprendizagem em Língua Inglesa com Crianças (LIC), com o objetivo de investigar aspectos relacionados à sua criação e execução, oferecendo subsídios aos professores para desenvolvimento de materiais autorais para suas aulas de inglês. Para isso, foi preciso demarcar o lugar da consigna no contexto investigado, planejar, aplicar e discuti las dentro de uma unidade didática, selecionando aspectos que contribuem positivamente para a aprendizagem de uma língua adicional (LAd). No decorrer do texto, a pesquisa explora o significado do termo consignas, utilizado com frequência no ambiente educacional, porém pouco pesquisado no contexto brasileiro. A pesquisa tem enfoque qualitativo interpretativista com base etnográfica, e contou com observação em campo, com entrevista com o professor regente e 8 horas-aula de regência com unidade didática elaborada pela pesquisadora. A partir dos dados coletados, o procedimento de análise incluiu a descrição das etapas vivenciadas na pesquisa e interpretação das ações e comportamentos significativos dos alunos frente às consignas, baseando-se na teoria fundamentada em dados para que, além da descrição do fenômeno, a pesquisa pudesse estabelecer subsídios acerca da construção de consignas nas aulas de LIC. Dessa forma pôde-se estabelecer uma codificação dos dados por meio de padrões recorrentes observados nas interações entre os alunos, professor, pesquisadora e as consignas. A fundamentação teórica foi se construindo à medida que a análise de dados avançava, contando com autores como: Zakhartchouk, Garcia-Debanc, Bronckart, Meirieu, Riestra, Barbosa e Carlberg, entre outros. Nesta pesquisa, evidenciamos diferentes tipos de consignas e propomos a utilização da tabela bidimensional da taxonomia de Bloom (2001) para destacar os processos cognitivos e a dimensão do conhecimento envolvidos no planejamento dessas consignas. Além disso, ressaltamos alguns aspectos relacionados à sua estrutura, a saber: conhecimento prévio, interação, ajustes, clareza, tomada de decisão, finalidade, situação-problema, dificuldades e recursos. O equilíbrio desses elementos promovem o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, concomitantemente ao processo de ensino-aprendizagem em LIC. Dessa forma, a consigna transcende o papel de simples comando, tornando-se uma estratégia didática capaz de construir um diálogo entre professores, estudantes e os objetivos de aprendizagem. Por este trabalho tratar de um elemento metodológico utilizado por todos os componentes curriculares, a consigna, esta pesquisa pode contribuir não apenas para o ensino de LIC, mas para o de outras disciplinas do currículo escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study examines English teaching and learning among fourth-grade public school students in Curitiba, as part of the Curitibinhas Poliglotas extension program. It refers to a context in which teaching materials are developed by teachers who, although not always trained in Language and Literature, have proof of intermediate to proficient knowledge in English. The research investigates the use of consignas (instructional prompts) to guide the process of English Language Learning with Children (ELC), aiming to investigate aspects related to their creation and implementation while providing support for teachers in developing original materials for their English classes. To achieve this, it was necessary to define the role of the consigna within the investigated context, plan, apply, and discuss them as part of a didactic unit, selecting aspects that positively contribute to the Learning of an Additional Language (LAd). Throughout the research, the concept of consignas—a term commonly used in educational settings yet underexplored in Brazilian scholarship—is thoroughly examined. The study adopts a qualitative interpretivist approach with an ethnographic foundation, incorporating field observations, an interview with the lead teacher, and eight instructional hours using the researcher-designed didactic unit. Data analysis involved documenting the research process and interpreting significant student actions and behaviors in response to the consignas, using grounded theory to both describe the phenomenon and establish guidelines for crafting consignas in ELC contexts. Data coding was derived from recurring patterns observed in interactions among students, the teacher, the researcher, and the consignas. The theoretical framework was developed iteratively during data analysis, drawing on scholars such as Zakhartchouk, Garcia-Debanc, Bronckart, Meirieu, Riestra, Barbosa, and Carlberg, among others. In this research, we identified different types of consignas and proposed the use of the two-dimensional table from Bloom's taxonomy (2001) to highlight the cognitive processes and the knowledge dimension involved in their planning. We also emphasized key structural aspects, such as prior knowledge, interaction, adjustments, clarity, decision-making, purpose, problem-solving situations, challenges, and resources. A balance among these elements fosters the development of autonomy and creativity, alongside the teaching and learning process in ELC. Thus, the consigna transcends the role of a simple command, becoming a didactic strategy capable of establishing a dialogue between teachers, students, and learning objectives. Given that consignas are a methodological tool applicable across all curriculum subjects, this research has the potential to contribute not only to ELC teaching but also to broader pedagogical practices within the school curriculumpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Livros didaticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConstruindo consignas no ensino de inglês para crianças de uma escola pública de Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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