Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Sueli de Fátima, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSantos, Rhaul de Lemospt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T19:55:39Z
dc.date.available2025-04-28T19:55:39Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95874
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dr.ª. Sueli de Fátima Fernandespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/08/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo geral analisar como operam as práticas discursivas raciais que circulam em uma escola da região metropolitana de Curitiba na constituição de subjetividades e identidades de estudantes negros/as surdos/as. Consideramos a importância das discussões raciais na educação, reconhecendo a relevância desse debate em escolas em que estão matriculados/as estudantes surdos/as, já que as identidades e subjetividades desses/as sujeitos/as são construídas de forma dialógica, decorrentes dos discursos de alteridade e diferença que circulam e são negociados nesses espaços. É nesse processo de negociação com o/a outro/a, em relações de alteridade e responsividade entre os/as participantes da cena dialógica é que esta pesquisa foi tecida, considerando a interseccionalidade como ferramenta analítica para a intersecção entre os marcadores sociais surdez e raça. A problematização inicial envolveu as seguintes questões: quais e como são construídas as práticas discursivas raciais que circulam nos espaços materiais e simbólicos de uma escola regular em que estudam pessoas surdas e como as práticas de letramento racial bilíngue se manifestam e podem contribuir na identificação intercultural e racial de estudantes negros/as surdos/as na escola? A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da realização de Grupos de Trabalho Temáticos (GTTs) na escola, para produção dos dados empíricos da pesquisa – as enunciações verbovisuais de estudantes negros/as surdos/as – analisadas a partir das contribuições teórico- conceituais dos estudos surdos em educação, da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin e o Círculo e dos estudos do letramento racial bilíngue, no campo da Teoria Racial Crítica (TRC). Como principais conclusões, a pesquisa indica as poucas pesquisas com abordagem interseccional com marcadores sociais surdez e raça no âmbito no campo do letramento racial bilíngue, problematizando o audismo/ouvintismo e racismo que recai sobre pessoas negras surdas, além de outros sistemas de opressão. Essa lacuna impede o avanço do debate acadêmico e a formulação de propostas curriculares e materiais sinalizados em videolibras voltadas às práticas de letramento racial bilíngues nas escolas regulares e escolas bilíngues de surdos/as. Nossa proposta de intervenção na escola sinaliza para a importância do letramento racial bilíngue na educação de surdos/as, principalmente em relação aos/estudantes negros/as surdos/as, ampliando sua consciência sobre seus direitos linguísticos, sua identificação racial, de modo a buscar apoio e criar estratégias de resistência contra possíveis violências sofridas no âmbito escolar e socialpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The broad purpose of this paper is to analyze how racial discursive practices that circulate in a school in the metropolitan region of Curitiba operate in the constitution of subjectivities and identities of black deaf students. We consider the importance of racial discussions in education, recognizing the relevance of this debate in schools where deaf students are enrolled, since the identities and subjectivities of these subjects are constructed in a dialogic way, resulting from the discourses of otherness and difference that circulate and are negotiated in these spaces. It is in this process of negotiation with the other, in relations of alterity and responsiveness between the actors of the dialogic scene that this research was produced, considering intersectionality as an analytical tool for the intersection between the social markers of deafness and race. The initial problematization involved the following questions: what and how are the racial discursive practices that circulate in the material and symbolic spaces of a regular school where deaf people study constructed? How do bilingual racial literacy practices manifest themselves and can they contribute to the intercultural and racial identification of black deaf students at school? The methodological aproach was developed through the creation of Thematic Working Groups (TWG) at the school, to produce empirical research data – the verbal-visual utterances of black deaf students – analyzed based on the theoretical-conceptual contributions of Deaf Studies in Education, Bakhtin's Dialogic Discourse Analysis and the Circle and studies of bilingual racial literacy, in the field of Critical Race Theory (CRT). As main conclusions, the research indicates the few studies with an intersectional approach with social markers of deafness and race in the field of bilingual racial literacy, problematizing audism and racism that affects deaf black people, in addition to other systems of oppression. This gap prevents the advancement of academic debate and the formulation of curricular proposals and materials signed in sign language on video aimed at bilingual racial literacy practices in regular schools and bilingual schools for the deaf. Our proposal for intervention in schools highlights the importance of bilingual racial literacy in the education of deaf people, especially in relation to black deaf students, increasing their awareness of their linguistic rights and racial identification, in order to seek support and create resistance strategies against possible violence suffered in the school and social environmentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação bilíngüept_BR
dc.subjectSurdos - Formaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes negrospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLetramento racial bilíngue : diálogos com estudantes negros/as surdos/as da Região Metropolitana [sic] de Curitibapt_BR
dc.title.alternativeLetramento racial bilíngue : diálogos com estudantes negros/as surdos/as da Região Metropolitana de Curitibapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples