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dc.contributor.advisorSilva, Manuela Dreyer dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSoares, Thamiris Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T22:15:51Z
dc.date.available2025-04-03T22:15:51Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95780
dc.descriptionOrientador: Manuela Dreyer da Silvapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho refere-se à criação e apresentação de um quadro de questionamentos reflexivos e análise do potencial pedagógico de materiais audiovisuais infantis na perspectiva do enfrentamento sobre questões de injustiça e racismo ambiental. Sendo este, práticas sutis ou não, do cotidiano que afetam especificamente pessoas com um corte de raça, pessoas negras e racializadas, sofrendo com desigualdades ambientais, expostas às marginalidades da sociedade. A proposta foi contribuir na composição dos planejamentos pedagógicos dos (das) docentes da educação infantil, a partir do objetivo de analisar e construir estes questionamentos reflexivos para as (os) docentes que se propõe a trabalhar temáticas socioambientais vinculadas ao letramento racial por meio do lúdico (desenhos e animações infantis). A metodologia da pesquisa caracterizou-se como do tipo qualitativa de caráter exploratório e pesquisa bibliográfica, sendo os questionamentos desenvolvidos com base na literatura. Já os objetos de análise foram duas animações infantis: "A Princesa e o Sapo" e "Encanto". Os resultados da pesquisa evidenciaram que para se fazer uso potencialmente positivo das animações para o letramento racial e questionamento dos processos de injustiça e racismo ambiental, os planos pedagógicos devem vir acompanhados de questionamentos reflexivos quanto à construção da identidade das crianças negras, não negras e crianças racializadaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work concerns the creation and presentation of a framework of reflective questioning and analysis of the pedagogical potential of children's audiovisual materials in addressing issues of environmental injustice and racism. These are subtle or overt practices in daily life that specifically affect individuals with a racial background, particularly black and racialized people, who experience environmental inequalities and are exposed to the margins of society. The aim was to contribute to the development of pedagogical plans for early childhood educators, with the objective of analyzing and constructing these reflective questions for educators who intend to work on socio-environmental themes linked to racial literacy through playful means, such as children's drawings and animations. The research methodology was characterized as qualitative, exploratory, and based on bibliographic research, with the questions developed from the literature. The objects of analysis were two children's animations: "The Princess and the Frog" and "Encanto." The research results highlighted that for a potentially positive use of animations for racial literacy and questioning processes of environmental injustice and racism, pedagogical plans should include reflective questions regarding the construction of the identity of black, non-black, and racialized childrenpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMateriais audiovisuaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRacismo ambientalpt_BR
dc.titleMateriais audiovisuais no caminho para ensinar, aprender, ensinar a combater os processos de injustiça e de racismo ambiental : aos docentes da educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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