• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Materiais audiovisuais no caminho para ensinar, aprender, ensinar a combater os processos de injustiça e de racismo ambiental : aos docentes da educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RM_THAMIRIS_SOARES.pdf (8.743Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Soares, Thamiris Cunha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho refere-se à criação e apresentação de um quadro de questionamentos reflexivos e análise do potencial pedagógico de materiais audiovisuais infantis na perspectiva do enfrentamento sobre questões de injustiça e racismo ambiental. Sendo este, práticas sutis ou não, do cotidiano que afetam especificamente pessoas com um corte de raça, pessoas negras e racializadas, sofrendo com desigualdades ambientais, expostas às marginalidades da sociedade. A proposta foi contribuir na composição dos planejamentos pedagógicos dos (das) docentes da educação infantil, a partir do objetivo de analisar e construir estes questionamentos reflexivos para as (os) docentes que se propõe a trabalhar temáticas socioambientais vinculadas ao letramento racial por meio do lúdico (desenhos e animações infantis). A metodologia da pesquisa caracterizou-se como do tipo qualitativa de caráter exploratório e pesquisa bibliográfica, sendo os questionamentos desenvolvidos com base na literatura. Já os objetos de análise foram duas animações infantis: "A Princesa e o Sapo" e "Encanto". Os resultados da pesquisa evidenciaram que para se fazer uso potencialmente positivo das animações para o letramento racial e questionamento dos processos de injustiça e racismo ambiental, os planos pedagógicos devem vir acompanhados de questionamentos reflexivos quanto à construção da identidade das crianças negras, não negras e crianças racializadas
     
    Abstract : This work concerns the creation and presentation of a framework of reflective questioning and analysis of the pedagogical potential of children's audiovisual materials in addressing issues of environmental injustice and racism. These are subtle or overt practices in daily life that specifically affect individuals with a racial background, particularly black and racialized people, who experience environmental inequalities and are exposed to the margins of society. The aim was to contribute to the development of pedagogical plans for early childhood educators, with the objective of analyzing and constructing these reflective questions for educators who intend to work on socio-environmental themes linked to racial literacy through playful means, such as children's drawings and animations. The research methodology was characterized as qualitative, exploratory, and based on bibliographic research, with the questions developed from the literature. The objects of analysis were two children's animations: "The Princess and the Frog" and "Encanto." The research results highlighted that for a potentially positive use of animations for racial literacy and questioning processes of environmental injustice and racism, pedagogical plans should include reflective questions regarding the construction of the identity of black, non-black, and racialized children
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95780
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV