Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKruszielski, Leandro, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRibas, Sara Cordeiropt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T22:04:41Z
dc.date.available2025-04-03T22:04:41Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95777
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielskipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo tem como objetivo analisar as publicações dos últimos 10 anos sobre a relação entre bilinguismo e consciência fonológica (CF) em falantes de Língua Portuguesa. Entende-se o bilíngue como aquele que não pode ser classificado apenas por sua proficiência nas línguas que fala, mas sim pelo seu uso e adequação no dia a dia. A CF é definida como a habilidade de manipular sons, identificar e analisar aspectos fonológicos da língua. Essa pesquisa é caracterizada por ser uma revisão sistemática de literatura, contou com a busca de artigos nas plataformas digitais: SciELO, Periódico da Capes, ERIC e o Google Acadêmico, usando o modelo PRISMA para análise sistemática. Atendendo a todos os critérios da pesquisa, obteve-se um total de 8 artigos. Os resultados mostraram que, dos 8 artigos selecionados para análise, 7 apoiam a ideia de que a consciência fonológica tem um impacto positivo no desenvolvimento de uma segunda língua. Com isso, a união entre bilinguismo e consciência fonológica tem um papel promissor no desenvolvimento de habilidades linguísticas, oferecendo vantagens cognitivas e escolares durante o processo de alfabetização. A presente pesquisa, por fim, pode ser utilizada como embasamento a outras pesquisas que pretendem aprofundar-se sobre a influência do bilinguismo nas habilidades da CF, levando em considerações as delimitações delapt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present study aims to analyze publications from the last 10 years on the relationship between bilingualism and phonological awareness (PA) in Portuguese speakers. Bilingualism is understood as not being solely classified by proficiency in the languages spoken, but rather by its use and suitability in everyday life. PA is defined as the ability to manipulate sounds, identify, and analyze phonological aspects of the language. This research is characterized as a systematic literature review, involving the search for articles on digital platforms such as Scielo, Capes Periodical, ERIC, and Google Scholar, using the PRISMA model for systematic analysis. Meeting all research criteria, a total of 8 articles were obtained. The results revealed that, out of the 8 articles selected for analysis, 7 support the idea that phonological awareness has a positive impact on the development of a second language. Consequently, the combination of bilingualism and phonological awareness plays a promising role in the development of language skills, providing cognitive and school advantages during the literacy process. Ultimately, this research can serve as a foundation for other studies seeking to delve deeper into the influence of bilingualism on phonological awareness skills, considering its limitationspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectSegunda linguapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.titleO bilinguismo no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica : revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples