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    O bilinguismo no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica : revisão integrativa da literatura

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    RM_SARA_RIBAS.pdf (1.090Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Ribas, Sara Cordeiro
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente estudo tem como objetivo analisar as publicações dos últimos 10 anos sobre a relação entre bilinguismo e consciência fonológica (CF) em falantes de Língua Portuguesa. Entende-se o bilíngue como aquele que não pode ser classificado apenas por sua proficiência nas línguas que fala, mas sim pelo seu uso e adequação no dia a dia. A CF é definida como a habilidade de manipular sons, identificar e analisar aspectos fonológicos da língua. Essa pesquisa é caracterizada por ser uma revisão sistemática de literatura, contou com a busca de artigos nas plataformas digitais: SciELO, Periódico da Capes, ERIC e o Google Acadêmico, usando o modelo PRISMA para análise sistemática. Atendendo a todos os critérios da pesquisa, obteve-se um total de 8 artigos. Os resultados mostraram que, dos 8 artigos selecionados para análise, 7 apoiam a ideia de que a consciência fonológica tem um impacto positivo no desenvolvimento de uma segunda língua. Com isso, a união entre bilinguismo e consciência fonológica tem um papel promissor no desenvolvimento de habilidades linguísticas, oferecendo vantagens cognitivas e escolares durante o processo de alfabetização. A presente pesquisa, por fim, pode ser utilizada como embasamento a outras pesquisas que pretendem aprofundar-se sobre a influência do bilinguismo nas habilidades da CF, levando em considerações as delimitações dela
     
    Abstract : The present study aims to analyze publications from the last 10 years on the relationship between bilingualism and phonological awareness (PA) in Portuguese speakers. Bilingualism is understood as not being solely classified by proficiency in the languages spoken, but rather by its use and suitability in everyday life. PA is defined as the ability to manipulate sounds, identify, and analyze phonological aspects of the language. This research is characterized as a systematic literature review, involving the search for articles on digital platforms such as Scielo, Capes Periodical, ERIC, and Google Scholar, using the PRISMA model for systematic analysis. Meeting all research criteria, a total of 8 articles were obtained. The results revealed that, out of the 8 articles selected for analysis, 7 support the idea that phonological awareness has a positive impact on the development of a second language. Consequently, the combination of bilingualism and phonological awareness plays a promising role in the development of language skills, providing cognitive and school advantages during the literacy process. Ultimately, this research can serve as a foundation for other studies seeking to delve deeper into the influence of bilingualism on phonological awareness skills, considering its limitations
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95777
    Collections
    • Pedagogia [606]

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