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dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSantana, Sandra Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T21:57:23Z
dc.date.available2025-04-03T21:57:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95776
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Catarina Moropt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho propõe uma análise reflexiva acerca da influência da literatura na formação da consciência individual e social, destacando sua habilidade intrínseca para fomentar a diversidade e a representatividade, aborda a importância da literatura infantil no contexto pedagógico e social, destacando sua capacidade de enriquecer o repertório das crianças, proporcionar espaços de expressão e contribuir para a inclusão e representatividade. O objetivo geral é realizar uma revisão de literatura enfocando a diversidade e representatividade presentes nas experiências e estudos que utilizam a literatura infantil como ferramenta para conectar as crianças com o mundo. Os objetivos específicos incluem a sistematização de contribuições conceituais na literatura acadêmica sobre o impacto da literatura infantil no desenvolvimento das crianças, a análise de práticas de leitura que promovem a inclusão e diversidade, a investigação do papel mediador do professor na relação das crianças com os livros, e a sistematização de critérios para a seleção de obras literárias relevantes. A estrutura do estudo compreende capítulos que exploram a relação entre a literatura e a construção de sujeitos conscientes, a promoção da diversidade e representatividade na literatura infantil, os critérios para a seleção de obras literárias e uma discussão sobre o panorama da literatura voltada para a inclusão social das crianças no Brasil. A legislação brasileira destaca o direito à literatura, principalmente no contexto educacional, reconhecendo sua importância no desenvolvimento cultural e educacional da sociedade. A literatura infantil é vista como expressão artística que representa o mundo e enriquece o imaginário das crianças. A interação com textos literários é fundamental para a formação de valores e para a construção da identidade das crianças. A segunda parte do trabalho foca na diversidade e representatividade na literatura infantil, considerando a interação com pares e adultos como fundamental para a formação do repertório das crianças. Destaca-se a Lei nº 11.645/2008 que incorpora a temática história e cultura afrobrasileira e indígena" no currículo escolar, refletindo o compromisso com uma educação mais inclusiva e plural. A representatividade e diversidade na literatura são fundamentais para moldar a percepção das crianças sobre o mundo e sobre si mesmas. Em resumo, o trabalho busca contribuir para a compreensão da literatura infantil como uma ferramenta essencial no desenvolvimento integral das crianças, promovendo valores de inclusão, diversidade e representatividadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleA literatura como instrumento de representatividade e diversidadept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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