dc.contributor.advisor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Santana, Sandra Aparecida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T21:57:23Z | |
dc.date.available | 2025-04-03T21:57:23Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95776 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Catarina Moro | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho propõe uma análise reflexiva acerca da influência da literatura na formação da consciência individual e social, destacando sua habilidade intrínseca para fomentar a diversidade e a representatividade, aborda a importância da literatura infantil no contexto pedagógico e social, destacando sua capacidade de enriquecer o repertório das crianças, proporcionar espaços de expressão e contribuir para a inclusão e representatividade. O objetivo geral é realizar uma revisão de literatura enfocando a diversidade e representatividade presentes nas experiências e estudos que utilizam a literatura infantil como ferramenta para conectar as crianças com o mundo. Os objetivos específicos incluem a sistematização de contribuições conceituais na literatura acadêmica sobre o impacto da literatura infantil no desenvolvimento das crianças, a análise de práticas de leitura que promovem a inclusão e diversidade, a investigação do papel mediador do professor na relação das crianças com os livros, e a sistematização de critérios para a seleção de obras literárias relevantes. A estrutura do estudo compreende capítulos que exploram a relação entre a literatura e a construção de sujeitos conscientes, a promoção da diversidade e representatividade na literatura infantil, os critérios para a seleção de obras literárias e uma discussão sobre o panorama da literatura voltada para a inclusão social das crianças no Brasil. A legislação brasileira destaca o direito à literatura, principalmente no contexto educacional, reconhecendo sua importância no desenvolvimento cultural e educacional da sociedade. A literatura infantil é vista como expressão artística que representa o mundo e enriquece o imaginário das crianças. A interação com textos literários é fundamental para a formação de valores e para a construção da identidade das crianças. A segunda parte do trabalho foca na diversidade e representatividade na literatura infantil, considerando a interação com pares e adultos como fundamental para a formação do repertório das crianças. Destaca-se a Lei nº 11.645/2008 que incorpora a temática história e cultura afrobrasileira e indígena" no currículo escolar, refletindo o compromisso com uma educação mais inclusiva e plural. A representatividade e diversidade na literatura são fundamentais para moldar a percepção das crianças sobre o mundo e sobre si mesmas. Em resumo, o trabalho busca contribuir para a compreensão da literatura infantil como uma ferramenta essencial no desenvolvimento integral das crianças, promovendo valores de inclusão, diversidade e representatividade | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.title | A literatura como instrumento de representatividade e diversidade | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |