• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A literatura como instrumento de representatividade e diversidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RM_SANDRA_SANTANA.pdf (1.053Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Santana, Sandra Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho propõe uma análise reflexiva acerca da influência da literatura na formação da consciência individual e social, destacando sua habilidade intrínseca para fomentar a diversidade e a representatividade, aborda a importância da literatura infantil no contexto pedagógico e social, destacando sua capacidade de enriquecer o repertório das crianças, proporcionar espaços de expressão e contribuir para a inclusão e representatividade. O objetivo geral é realizar uma revisão de literatura enfocando a diversidade e representatividade presentes nas experiências e estudos que utilizam a literatura infantil como ferramenta para conectar as crianças com o mundo. Os objetivos específicos incluem a sistematização de contribuições conceituais na literatura acadêmica sobre o impacto da literatura infantil no desenvolvimento das crianças, a análise de práticas de leitura que promovem a inclusão e diversidade, a investigação do papel mediador do professor na relação das crianças com os livros, e a sistematização de critérios para a seleção de obras literárias relevantes. A estrutura do estudo compreende capítulos que exploram a relação entre a literatura e a construção de sujeitos conscientes, a promoção da diversidade e representatividade na literatura infantil, os critérios para a seleção de obras literárias e uma discussão sobre o panorama da literatura voltada para a inclusão social das crianças no Brasil. A legislação brasileira destaca o direito à literatura, principalmente no contexto educacional, reconhecendo sua importância no desenvolvimento cultural e educacional da sociedade. A literatura infantil é vista como expressão artística que representa o mundo e enriquece o imaginário das crianças. A interação com textos literários é fundamental para a formação de valores e para a construção da identidade das crianças. A segunda parte do trabalho foca na diversidade e representatividade na literatura infantil, considerando a interação com pares e adultos como fundamental para a formação do repertório das crianças. Destaca-se a Lei nº 11.645/2008 que incorpora a temática história e cultura afrobrasileira e indígena" no currículo escolar, refletindo o compromisso com uma educação mais inclusiva e plural. A representatividade e diversidade na literatura são fundamentais para moldar a percepção das crianças sobre o mundo e sobre si mesmas. Em resumo, o trabalho busca contribuir para a compreensão da literatura infantil como uma ferramenta essencial no desenvolvimento integral das crianças, promovendo valores de inclusão, diversidade e representatividade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95776
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV