Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorPereira, Lucineidept_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T20:55:00Z
dc.date.available2025-04-03T20:55:00Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95767
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que objetivou investigar a utilização de softwares/aplicativos no ensino da matéria de geografia em duas escolas municipais no ensino fundamental de Curitiba – Paraná. Para isso, foram entrevistadas uma professora de cada escola. Também foi construído um questionário com quatorze questões objetivas. Foram utilizados diversos autores no capítulo I, que dialogam com suas pesquisas na área da educação e das inovações de tecnologias e comunicação como; Tânia Porto (2006), Armando Valente (2013), Rosana Lopes (2005), Sá e Endlich (2017). No capítulo II foram utilizados os autores que aplicaram conteúdos utilizando softwares/aplicativos no ensino da matéria de geografia no ensino fundamental como; Ricarte e Carvalho (2011), Santos e Rosa (2017), Neiva (2023) e Macêdo (2020). Os resultados destas pesquisas apontaram que para o uso de softwares/aplicativos para o ensino de geografia contribuem para a apropriação do conhecimento geográfico por parte do alunopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This is qualitative research of an exploratory nature, which aimed to investigate the use of software/applications in teaching geography in two municipal elementary schools in Curitiba – Paraná. For this, a teacher from each school was interviewed. A questionnaire was also created with fourteen objective questions. Several authors were used in chapter I, who discuss their research in education and technology and communication innovations such as Tânia Porto (2006), Armando Valente (2013), Rosana Lopes (2005), Sá and Endlich (2017). In chapter II, authors who applied content using software/applications in teaching geography in elementary school were used, such as Ricarte and Carvalho (2011), Santos and Rosa (2017), Neiva (2023) and Macêdo (2020). The results of these research showed that the use of software/applications for teaching geography contributed to the appropriation of geographic knowledge by the studentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSoftware - Educaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUtilização de softwares nas aulas de geografia do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples