Utilização de softwares nas aulas de geografia do ensino fundamental
Resumo
Resumo : Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que objetivou investigar a utilização de softwares/aplicativos no ensino da matéria de geografia em duas escolas municipais no ensino fundamental de Curitiba – Paraná. Para isso, foram entrevistadas uma professora de cada escola. Também foi construído um questionário com quatorze questões objetivas. Foram utilizados diversos autores no capítulo I, que dialogam com suas pesquisas na área da educação e das inovações de tecnologias e comunicação como; Tânia Porto (2006), Armando Valente (2013), Rosana Lopes (2005), Sá e Endlich (2017). No capítulo II foram utilizados os autores que aplicaram conteúdos utilizando softwares/aplicativos no ensino da matéria de geografia no ensino fundamental como; Ricarte e Carvalho (2011), Santos e Rosa (2017), Neiva (2023) e Macêdo (2020). Os resultados destas pesquisas apontaram que para o uso de softwares/aplicativos para o ensino de geografia contribuem para a apropriação do conhecimento geográfico por parte do aluno Abstract : This is qualitative research of an exploratory nature, which aimed to investigate the use of software/applications in teaching geography in two municipal elementary schools in Curitiba – Paraná. For this, a teacher from each school was interviewed. A questionnaire was also created with fourteen objective questions. Several authors were used in chapter I, who discuss their research in education and technology and communication innovations such as Tânia Porto (2006), Armando Valente (2013), Rosana Lopes (2005), Sá and Endlich (2017). In chapter II, authors who applied content using software/applications in teaching geography in elementary school were used, such as Ricarte and Carvalho (2011), Santos and Rosa (2017), Neiva (2023) and Macêdo (2020). The results of these research showed that the use of software/applications for teaching geography contributed to the appropriation of geographic knowledge by the student
Collections
- Pedagogia [606]