Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUrban, Ana Claudia, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSarnik, Jéssica Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T18:41:05Z
dc.date.available2025-04-03T18:41:05Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95762
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Ana Claudia Urbanpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma reflexão sobre os museus na Educação Infantil. Na introdução é apresentada a formação profissional da pesquisadora como ponto de partida para a escolha deste tema, destacando a relação entre a formação profissional, a relevância destes espaços culturais no contexto educacional e os objetivos estabelecidos para este estudo. O segundo capítulo apresenta uma revisão de literatura sobre a realidade da Educação Infantil no Brasil, analisando o papel dos museus no contexto educacional, evidenciando como esses espaços podem contribuir para a formação de identidade das crianças. No terceiro capítulo são apresentadas as propostas pedagógicas desenvolvidas com a intenção de criar um museu em sala de aula, bem como, as estratégias pedagógicas para potencializar a experiência museológica. A abordagem buscou não apenas transmitir conhecimento, mas também estimular a curiosidade, a criatividade e o senso crítico nas crianças. O quarto capítulo sintetiza as reflexões e resultados obtidos por meio das práticas pedagógicas realizadas e a sua importância na transformação do processo educativo na infância, ressaltando como a integração de museus pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Ao unificar a formação profissional, a revisão de literatura e as propostas pedagógicas, este trabalho visa inspirar práticas pedagógicas mais dinâmicas e significativas, proporcionando uma Educação Infantil mais rica, inclusiva e alinhada às necessidades do século XXIpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleExplorando museus : um caminho lúdico para a educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples