Explorando museus : um caminho lúdico para a educação infantil
Resumo
Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma reflexão sobre os museus na Educação Infantil. Na introdução é apresentada a formação profissional da pesquisadora como ponto de partida para a escolha deste tema, destacando a relação entre a formação profissional, a relevância destes espaços culturais no contexto educacional e os objetivos estabelecidos para este estudo. O segundo capítulo apresenta uma revisão de literatura sobre a realidade da Educação Infantil no Brasil, analisando o papel dos museus no contexto educacional, evidenciando como esses espaços podem contribuir para a formação de identidade das crianças. No terceiro capítulo são apresentadas as propostas pedagógicas desenvolvidas com a intenção de criar um museu em sala de aula, bem como, as estratégias pedagógicas para potencializar a experiência museológica. A abordagem buscou não apenas transmitir conhecimento, mas também estimular a curiosidade, a criatividade e o senso crítico nas crianças. O quarto capítulo sintetiza as reflexões e resultados obtidos por meio das práticas pedagógicas realizadas e a sua importância na transformação do processo educativo na infância, ressaltando como a integração de museus pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Ao unificar a formação profissional, a revisão de literatura e as propostas pedagógicas, este trabalho visa inspirar práticas pedagógicas mais dinâmicas e significativas, proporcionando uma Educação Infantil mais rica, inclusiva e alinhada às necessidades do século XXI
Collections
- Pedagogia [606]