• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Explorando museus : um caminho lúdico para a educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RM_JESSICA_SARNIK.pdf (2.536Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Sarnik, Jéssica Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma reflexão sobre os museus na Educação Infantil. Na introdução é apresentada a formação profissional da pesquisadora como ponto de partida para a escolha deste tema, destacando a relação entre a formação profissional, a relevância destes espaços culturais no contexto educacional e os objetivos estabelecidos para este estudo. O segundo capítulo apresenta uma revisão de literatura sobre a realidade da Educação Infantil no Brasil, analisando o papel dos museus no contexto educacional, evidenciando como esses espaços podem contribuir para a formação de identidade das crianças. No terceiro capítulo são apresentadas as propostas pedagógicas desenvolvidas com a intenção de criar um museu em sala de aula, bem como, as estratégias pedagógicas para potencializar a experiência museológica. A abordagem buscou não apenas transmitir conhecimento, mas também estimular a curiosidade, a criatividade e o senso crítico nas crianças. O quarto capítulo sintetiza as reflexões e resultados obtidos por meio das práticas pedagógicas realizadas e a sua importância na transformação do processo educativo na infância, ressaltando como a integração de museus pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Ao unificar a formação profissional, a revisão de literatura e as propostas pedagógicas, este trabalho visa inspirar práticas pedagógicas mais dinâmicas e significativas, proporcionando uma Educação Infantil mais rica, inclusiva e alinhada às necessidades do século XXI
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95762
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV