dc.contributor.advisor | Urban, Ana Claudia, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Soares, Giulia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T22:03:10Z | |
dc.date.available | 2025-04-02T22:03:10Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95724 | |
dc.description | Orientador: Profª. Drª Ana Claudia Urban | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A relação entre a criança e a natureza é intrínseca e vital. A necessidade de um contato próximo com o meio natural se apresenta de diversas formas no desenvolvimento infantil, desempenhando um papel crucial no processo educacional. Com a crescente urbanização, essa ligação foi progressivamente diminuída, levando as crianças a viverem cada vez mais em ambientes fechados. Este trabalho visa analisar práticas pedagógicas na educação infantil que têm como foco a natureza. Para isso, foram observadas as abordagens adotadas por uma escola particular em Curitiba/PR e as conexões estabelecidas entre as crianças e o ambiente natural. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada na observação direta do objeto de pesquisa. As práticas pedagógicas analisadas revelaram que, ao entrar em contato com a natureza, a criatividade e a curiosidade das crianças são estimuladas. Ao se encontrarem ao ar livre, elas aprendem de maneira integrada com a natureza e seus elementos, ressaltando a importância dessa abordagem nas práticas educacionais | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The relationship between the child and nature is intrinsic and vital. The need for close contact with the natural environment manifests itself in various ways during childhood development, playing a crucial role in the educational process. With the increasing urbanization, this connection has progressively diminished, leading children to live more and more in enclosed environments. This project aims to analyze pedagogical practices in early childhood education that focus on nature. To achieve this, the approaches adopted by a private school in Curitiba/PR were observed, along with the connections established between children and the natural environment. The method used was the qualitative one, based on the direct observation of the research subject. The analyzed pedagogical practices revealed that, when in contact with nature, children's creativity and curiosity are stimulated. While outdoors, they learn in harmony with nature and its elements, emphasizing the importance of this approach in educational practices | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | A natureza e a educação infantil : explorando práticas pedagógicas e sua relevância educacional | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |