• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A natureza e a educação infantil : explorando práticas pedagógicas e sua relevância educacional

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GIULIA_SOARES.pdf (9.477Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Soares, Giulia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A relação entre a criança e a natureza é intrínseca e vital. A necessidade de um contato próximo com o meio natural se apresenta de diversas formas no desenvolvimento infantil, desempenhando um papel crucial no processo educacional. Com a crescente urbanização, essa ligação foi progressivamente diminuída, levando as crianças a viverem cada vez mais em ambientes fechados. Este trabalho visa analisar práticas pedagógicas na educação infantil que têm como foco a natureza. Para isso, foram observadas as abordagens adotadas por uma escola particular em Curitiba/PR e as conexões estabelecidas entre as crianças e o ambiente natural. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada na observação direta do objeto de pesquisa. As práticas pedagógicas analisadas revelaram que, ao entrar em contato com a natureza, a criatividade e a curiosidade das crianças são estimuladas. Ao se encontrarem ao ar livre, elas aprendem de maneira integrada com a natureza e seus elementos, ressaltando a importância dessa abordagem nas práticas educacionais
     
    Abstract : The relationship between the child and nature is intrinsic and vital. The need for close contact with the natural environment manifests itself in various ways during childhood development, playing a crucial role in the educational process. With the increasing urbanization, this connection has progressively diminished, leading children to live more and more in enclosed environments. This project aims to analyze pedagogical practices in early childhood education that focus on nature. To achieve this, the approaches adopted by a private school in Curitiba/PR were observed, along with the connections established between children and the natural environment. The method used was the qualitative one, based on the direct observation of the research subject. The analyzed pedagogical practices revealed that, when in contact with nature, children's creativity and curiosity are stimulated. While outdoors, they learn in harmony with nature and its elements, emphasizing the importance of this approach in educational practices
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95724
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV