Mostrar registro simples

dc.contributorSilva, Ingrid Maiara dapt_BR
dc.contributor.advisorPont, Karina Rousseng Dal, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMartins, Andressa Xavier Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T21:46:12Z
dc.date.available2025-04-02T21:46:12Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95718
dc.descriptionOrientador: Karina Rousseng Dal Pontpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho de conclusão de curso procura investigar a relação entre a teoria e a prática da educação ambiental (EA) na educação infantil de Curitiba, com base em documentos oficiais e relatos de alguns profissionais da educação. Consideramos em questão o conceito de biofilia aplicado à EA, como forma de compreensão de uma EA ampla e que entende o sujeito em sua totalidade, permitindo que este se entenda como parte do meio ambiente. Os conceitos de Marcos Reigota, Ailton Krenak, Lea Tiriba e outros autores foram utilizados para enriquecer as discussões deste trabalho, em diálogo com documentos oficiais que norteiam a educação ambiental e que orientam o currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil. A metodologia escolhida foi qualitativa, aplicada através de conversa com os profissionais, questionário de perguntas e visita a um CMEI. Iniciamos o trabalho com a hipótese de que a carência do tema EA na formação inicial se seguia na oferta da formação continuada, no entanto, nos surpreendemos ao constatar que há a oferta do mesmo na formação continuada, no entanto principalmente a sobrecarga de trabalho por conta da falta de profissionais é que impede as professoras e os professores de acessá-lapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação continuada - Professorespt_BR
dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleEducação ambiental e as práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de um centro de educação infantil da rede municipal de ensino de Curitiba/PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples