• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação ambiental e as práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de um centro de educação infantil da rede municipal de ensino de Curitiba/PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_M_ANDRESSA_MARTINS_INGRID_SILVA.pdf (3.809Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Martins, Andressa Xavier Teixeira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho de conclusão de curso procura investigar a relação entre a teoria e a prática da educação ambiental (EA) na educação infantil de Curitiba, com base em documentos oficiais e relatos de alguns profissionais da educação. Consideramos em questão o conceito de biofilia aplicado à EA, como forma de compreensão de uma EA ampla e que entende o sujeito em sua totalidade, permitindo que este se entenda como parte do meio ambiente. Os conceitos de Marcos Reigota, Ailton Krenak, Lea Tiriba e outros autores foram utilizados para enriquecer as discussões deste trabalho, em diálogo com documentos oficiais que norteiam a educação ambiental e que orientam o currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil. A metodologia escolhida foi qualitativa, aplicada através de conversa com os profissionais, questionário de perguntas e visita a um CMEI. Iniciamos o trabalho com a hipótese de que a carência do tema EA na formação inicial se seguia na oferta da formação continuada, no entanto, nos surpreendemos ao constatar que há a oferta do mesmo na formação continuada, no entanto principalmente a sobrecarga de trabalho por conta da falta de profissionais é que impede as professoras e os professores de acessá-la
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95718
    Collections
    • Pedagogia [606]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV