Educação ambiental e as práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de um centro de educação infantil da rede municipal de ensino de Curitiba/PR
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Martins, Andressa Xavier Teixeira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este trabalho de conclusão de curso procura investigar a relação entre a teoria e a prática da educação ambiental (EA) na educação infantil de Curitiba, com base em documentos oficiais e relatos de alguns profissionais da educação. Consideramos em questão o conceito de biofilia aplicado à EA, como forma de compreensão de uma EA ampla e que entende o sujeito em sua totalidade, permitindo que este se entenda como parte do meio ambiente. Os conceitos de Marcos Reigota, Ailton Krenak, Lea Tiriba e outros autores foram utilizados para enriquecer as discussões deste trabalho, em diálogo com documentos oficiais que norteiam a educação ambiental e que orientam o currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil. A metodologia escolhida foi qualitativa, aplicada através de conversa com os profissionais, questionário de perguntas e visita a um CMEI. Iniciamos o trabalho com a hipótese de que a carência do tema EA na formação inicial se seguia na oferta da formação continuada, no entanto, nos surpreendemos ao constatar que há a oferta do mesmo na formação continuada, no entanto principalmente a sobrecarga de trabalho por conta da falta de profissionais é que impede as professoras e os professores de acessá-la
Collections
- Pedagogia [606]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...