dc.contributor.advisor | Schneider, Gabriela, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Hanrique, Anna Cecília Gremski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T21:37:19Z | |
dc.date.available | 2025-04-02T21:37:19Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95717 | |
dc.description | Orientador: Gabriela Schneider | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho aborda o tema que diz respeito ao custo-aluno na Educação Infantil, mais especificamente o custo-aluno de creche no município de Campo Magro. Para realiza-lo foi preciso fazer uma pesquisa de campo onde foi necessário efetuar o levantamento de dados no Portal da Transparência do município em conjunto com informações obtidas através Secretaria de Educação municipal, portanto sua metodologia é considerada exploratória e qualitativa. Para embasar a discussão acerca do custo-aluno, realizou-se então uma discussão em respeito ao direito à Educação, e em diálogo com outros pesquisadores desta mesma temática, foi estabelecida a intenção de fundamentar e tornar evidente o quão importante é saber o custo-aluno real para que a oferta da Educação seja efetiva e igualitária. O custoaluno obtido através deste levantamento de dados, evidenciou que realmente há uma pequena diferença na receita de cada uma das quatro instituições analisadas e indicou a necessidade de discutir parâmetros de oferta para a educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This work addresses the issue that concerns the student cost in Early Childhood Education, more specifically the student cost of daycare in the municipality of Campo Magro. To carry it out, it was necessary to carry out field research where it was necessary to collect data on the municipality's Transparency Portal in conjunction with information obtained through the municipal Education Department, therefore its methodology is considered exploratory and qualitative. To support the discussion about the student cost, a discussion was then held regarding the right to Education, and in dialogue with other researchers on the same topic, the intention was established to substantiate and make clear how important it is to know the student cost. real student so that the provision of Education is effective and equitable. The cost per student obtained through this data collection showed that there really is a small difference in the revenue of each of the four institutions analyzed and indicated the need to discuss parameters of education provision | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Custo da educaçao | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Custo-aluno na educação infantil, uma análise nos CMEIS do município de Campo Magro | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |