Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchneider, Gabriela, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorHanrique, Anna Cecília Gremskipt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T21:37:19Z
dc.date.available2025-04-02T21:37:19Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95717
dc.descriptionOrientador: Gabriela Schneiderpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho aborda o tema que diz respeito ao custo-aluno na Educação Infantil, mais especificamente o custo-aluno de creche no município de Campo Magro. Para realiza-lo foi preciso fazer uma pesquisa de campo onde foi necessário efetuar o levantamento de dados no Portal da Transparência do município em conjunto com informações obtidas através Secretaria de Educação municipal, portanto sua metodologia é considerada exploratória e qualitativa. Para embasar a discussão acerca do custo-aluno, realizou-se então uma discussão em respeito ao direito à Educação, e em diálogo com outros pesquisadores desta mesma temática, foi estabelecida a intenção de fundamentar e tornar evidente o quão importante é saber o custo-aluno real para que a oferta da Educação seja efetiva e igualitária. O custoaluno obtido através deste levantamento de dados, evidenciou que realmente há uma pequena diferença na receita de cada uma das quatro instituições analisadas e indicou a necessidade de discutir parâmetros de oferta para a educaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work addresses the issue that concerns the student cost in Early Childhood Education, more specifically the student cost of daycare in the municipality of Campo Magro. To carry it out, it was necessary to carry out field research where it was necessary to collect data on the municipality's Transparency Portal in conjunction with information obtained through the municipal Education Department, therefore its methodology is considered exploratory and qualitative. To support the discussion about the student cost, a discussion was then held regarding the right to Education, and in dialogue with other researchers on the same topic, the intention was established to substantiate and make clear how important it is to know the student cost. real student so that the provision of Education is effective and equitable. The cost per student obtained through this data collection showed that there really is a small difference in the revenue of each of the four institutions analyzed and indicated the need to discuss parameters of education provisionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectCusto da educaçaopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleCusto-aluno na educação infantil, uma análise nos CMEIS do município de Campo Magropt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples