Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Juliana Crespo, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorJustus, Carolina Jully França da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T21:28:55Z
dc.date.available2025-04-02T21:28:55Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95714
dc.descriptionOrientador: Juliana Crespo Lopespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Essa pesquisa tem por objetivo traçar reflexões a respeito da importância da formação continuada das professoras de alfabetização como recurso potente para a constante evolução da sua prática docente e como subsídio para enfrentar as demandas das salas de aula da educação básica atual brasileira. Através da análise crítica da minha formação na graduação de pedagogia, das formações que me atravessaram nesse período dentro da universidade e em uma instituição da rede particular de ensino de Curitiba, busco entender o processo formativo das professoras que escolhem o caminho do alfabetizar relacionando minhas anotações em diários de bordo ao longo da minha formação com a nova concepção de infância que define a criança como protagonista de suas aprendizagens. Estruturo essa análise em uma revisão teórica fundamentada por saberes sobre a infância, trazidos por Malaguzzi, Paulo Foch e Maria Alice Proença, os relaciono com a complexidade trazida na obra "Os sete saberes necessários à educação no Futuro" de Edgar Morin, traçando conexões com os saberes alfabetizadores de Emilia Ferreiro e Magda Soares e as concepções de formação docente de Nilda Alves e com as demandas docentes fundamentadas por Maurice Tardif e Claude Lessardpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFormação continuada - Professorespt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleReflexões acerca da formação continuada na prática das professoras de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples