Reflexões acerca da formação continuada na prática das professoras de alfabetização
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Data
2023Autor
Justus, Carolina Jully França da Silva
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Resumo : Essa pesquisa tem por objetivo traçar reflexões a respeito da importância da formação continuada das professoras de alfabetização como recurso potente para a constante evolução da sua prática docente e como subsídio para enfrentar as demandas das salas de aula da educação básica atual brasileira. Através da análise crítica da minha formação na graduação de pedagogia, das formações que me atravessaram nesse período dentro da universidade e em uma instituição da rede particular de ensino de Curitiba, busco entender o processo formativo das professoras que escolhem o caminho do alfabetizar relacionando minhas anotações em diários de bordo ao longo da minha formação com a nova concepção de infância que define a criança como protagonista de suas aprendizagens. Estruturo essa análise em uma revisão teórica fundamentada por saberes sobre a infância, trazidos por Malaguzzi, Paulo Foch e Maria Alice Proença, os relaciono com a complexidade trazida na obra "Os sete saberes necessários à educação no Futuro" de Edgar Morin, traçando conexões com os saberes alfabetizadores de Emilia Ferreiro e Magda Soares e as concepções de formação docente de Nilda Alves e com as demandas docentes fundamentadas por Maurice Tardif e Claude Lessard
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- Pedagogia [606]