Mostrar registro simples

dc.contributorAmaral, Franciele Mendes dopt_BR
dc.contributor.advisorZanetti, Maria Aparecida, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorRomagna, Daiane Aparecida Nenevept_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T20:16:46Z
dc.date.available2025-04-02T20:16:46Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95710
dc.descriptionOrientador: Maria Aparecida Zanettipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo a respeito do trabalho pedagógico que é desenvolvido dentro do projeto "Diálogos formativos: oralidade e escrita e leitura com a população em situação de rua", ou seja, compreender como a educação popular pode vir a contribuir no processo de ressignificação de vida desse público. Trata-se de uma pesquisa empírica participativa, através de vivências adquiridas dentro do projeto. Para tanto, inicialmente busca-se compreender quem são as pessoas em situação de rua, bem como o que as leva a irem para a rua; o papel da educação popular pautada nos pensamentos freirianos além de apresentar as aprendizagens adquiridas na vivência ao longo do projeto. Conclui-se que se faz necessário esse tipo trabalho, pois é uma forma de acolher esses sujeitos que na maioria das vezes são inviabilizados pela sociedade, mas claro, sempre levando em consideração as experiências e vivências trazidas por esse públicopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work aims to present a study on the pedagogical work that is developed within the project: "Formative Dialogues: Orality reading and Writing with the Homeless Population," in other words, to understand how popular education can contribute to the process of redefining the lives of this audience.This is participatory empirical research,through experiences acquired within the project. To do so, we initially seek to understand who the homeless people are and what leads them to the streets, the role of popular education based on Freirean thinking, and to present the lessons learned during the project. It is concluded that this type of work is necessary because it is a way to support these individuals who are often marginalized by society, while always taking into account the experiences and insights brought by this populationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPessoas desabrigadaspt_BR
dc.subjectProjetos comunitariospt_BR
dc.titleO caráter pedagógico das ações com pessoas em situação de ruapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples