O caráter pedagógico das ações com pessoas em situação de rua
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo a respeito do trabalho pedagógico que é desenvolvido dentro do projeto "Diálogos formativos: oralidade e escrita e leitura com a população em situação de rua", ou seja, compreender como a educação popular pode vir a contribuir no processo de ressignificação de vida desse público. Trata-se de uma pesquisa empírica participativa, através de vivências adquiridas dentro do projeto. Para tanto, inicialmente busca-se compreender quem são as pessoas em situação de rua, bem como o que as leva a irem para a rua; o papel da educação popular pautada nos pensamentos freirianos além de apresentar as aprendizagens adquiridas na vivência ao longo do projeto. Conclui-se que se faz necessário esse tipo trabalho, pois é uma forma de acolher esses sujeitos que na maioria das vezes são inviabilizados pela sociedade, mas claro, sempre levando em consideração as experiências e vivências trazidas por esse público Abstract : The present work aims to present a study on the pedagogical work that is developed within the project: "Formative Dialogues: Orality reading and Writing with the Homeless Population," in other words, to understand how popular education can contribute to the process of redefining the lives of this audience.This is participatory empirical research,through experiences acquired within the project. To do so, we initially seek to understand who the homeless people are and what leads them to the streets, the role of popular education based on Freirean thinking, and to present the lessons learned during the project. It is concluded that this type of work is necessary because it is a way to support these individuals who are often marginalized by society, while always taking into account the experiences and insights brought by this population
Collections
- Pedagogia [606]